Notícias / Indígena

06/06/22 às 20:21

Atleta indígena do Amazonas garante vaga na Copa do Mundo de tiro com arco

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Atleta indígena do Amazonas garante vaga na Copa do Mundo de tiro com arco

Foto: Assessoria

O atleta de tiro com arco, Gustavo Paulino dos Santos, 25 anos, garantiu mais uma conquista rumo às Olimpíadas de 2024. O jovem se classificou para as etapas do Mundial de Tiro com Arco, que serão realizadas na França e na Colômbia. 

Na seletiva para a competição que acontecerá na França, Gustavo foi destaque e se classificou em segundo lugar, conquistando vaga na seleção brasileira. Com os resultados, o atleta confirma participação em três etapas internacionais neste ano. 

Indígena, nascido na comunidade Nova Kuanã, no interior do Amazonas, Gustavo é apoiado pelo programa de Arquearia Indígena, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e da Federação Amazonense de Tiro com Arco (FATARCO). 

No início de maio, Gustavo teve sua primeira participação em uma Copa do Mundo durante a fase sul-coreana da competição, realizada em Kwangju. Ele compôs a equipe de oito atletas da seleção brasileira que disputaram a competição. Em janeiro, ele foi convocado para treinar com a seleção na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro.

A Copa do Mundo de Arquearia é disputada em diversas etapas e esta foi a primeira competição da equipe brasileira neste ano. Para as próximas fases, Gustavo tem o objetivo de melhorar o seu desempenho e ranqueamento para garantir chances de chegar às Olimpíadas.

“Meu objetivo no esporte é chegar ao nível mais alto, estar entre os dois melhores do Brasil para ter chances claras. Estou treinando para cumprir as minhas metas e os objetivos do projeto da FAS de colocar um dos participantes nas Olimpíadas, agora visando Paris 2024”, afirma.

Arquearia Indígena
A valorização da cultura e da identidade dos povos indígenas do Amazonas é a maior meta do Projeto Arquearia Indígena, desenvolvido desde 2013 pela FAS, em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (FATARCO) e o Governo do Amazonas para incentivar o esporte.

O projeto é financiado pela Bemol e tem apoio da Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), da Fundação Estadual do Índio e do Ministério da Cidadania, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte.

A iniciativa também recebe apoio via Lei do Incentivo e tem como objetivo principal promover oportunidades de crescimento e desenvolvimento à atletas indígenas, por meio do Tiro com Arco, além de popularizar a arquearia e fortalecer a imagem e a autoestima das populações indígenas da Amazônia. 

Atualmente, o projeto que está sendo executado é o "Arquearia Indígena IV”, financiado pela Bemol e conta com o apoio da Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Fundação Estadual do Índio e Ministério da Cidadania, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte. O projeto, via Lei do Incentivo ao Esporte, se iniciou em setembro de 2021 e beneficia 5 atletas indígenas de 3 povos diferentes e visa dar condições de treinamento e preparação para os jovens atletas.

Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil fundada em 2008, com a missão de “contribuir para a conservação ambiental da Amazônia, através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade, aumentando a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associando a implementação e disseminação de conhecimento sobre desenvolvimento sustentável”. Com base em Manaus, a FAS coordena projetos ambientais, sociais e econômicos focados na conservação da floresta amazônica. É uma organização sem fins lucrativos, sem ligações político-partidárias, de utilidade pública e assistência social. Saiba mais no nosso site.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Raul silva, em 06/06/22 às 22:03

    Não acho diferença se é indígena ou não,somos todos brasileiros, dificuldades,todas raças ,crenças ou etinias iremos ter ,temos de acabar com essa hipocrisia,

 
 
 
Sitevip Internet