Notícias / Agricultura

06/06/22 às 19:32

Primeira edição da FEBRASEM debate atual cenário da semente com olhar no futuro e fomenta negócios no setor

Cairo Lustoza / Pauta Pronta

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primeira edição da FEBRASEM debate atual cenário da semente com olhar no futuro e fomenta negócios no setor

Foto: Assessoria

A cidade de Rondonópolis em Mato Grosso sediou nos dias 2 e 3 de junho, no parque de exposições Wilmar Peres de Farias, a primeira edição da Feira Brasileira de Sementes, a FEBRASEM, realizada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), e que reuniu os principais players da cadeia produtiva de sementes, como sementeiros, técnicos, empresas e indústrias, além de pesquisadores.  

A programação da FEBRASEM ofertou aos participantes palestras com foco em qualidade de gestão e de operações para o aumento da sua produtividade, com um espaço para demonstrações de equipamentos e promoveu o encontro dos principais produtores de sementes com estas tecnologias.  

O presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira, avaliou de forma positiva o evento, com ênfase na participação expressiva de integrantes de todos os níveis do setor sementeiro. “A FEBRASEM atingiu os objetivos traçados inicialmente, por se tratar de uma feira técnica e de troca de informações, com a presença de vários doutores da área de sementes. E na nossa avaliação foi um grande avanço para o estado, para o nosso setor de sementes e para o Brasil, pois é um evento nacional e o resultado foi excelente”, concluiu. 

A presença na FEBRASEM de empresas do setor, expondo equipamentos com muita tecnologia embarcada também foi destaque, como explica o vice-presidente da APROSMAT e presidente da Sementes Petrovina, Carlos Augustin. “Nesta primeira feira nós já temos a participação de vários expositores, e principalmente de equipamentos de alta tecnologia importados, como da Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos e Argentina. E pelo volume de público e a satisfação dos expositores já estamos planejando para o próximo ano uma FEBRASEM com o dobro do tamanho, pela necessidade nossa por melhoria de equipamentos chegou em boa hora esta feira”, destacou. 

O evento também contou com a participação de outras entidades ligadas ao setor de sementes do Brasil, como no caso da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) representada por seu Presidente Executivo José Américo Pierre Rodrigues, que exaltou a chegada da FEBRASEM onde segundo ele já pode ser considerada um ponto de destaque dentro do segmento no Brasil. “ Hoje nós temos o Brasil como uma das indústrias de sementes mais modernas no mundo, e este tipo de evento é fundamental para você trazer os fornecedores de tecnologia para interagir com os produtores de sementes, então vemos com iniciativa muito importante e interessante para o setor”, disse. 

Além da exposição de alta tecnologia em equipamentos, a FEBRASEM contou com uma extensa programação de palestras técnicas com renomados professores e pesquisadores especialistas em sementes. O Doutor Silmar Teichert Peske, falou sobre a produção de sementes de alta qualidade com destaque para o papel do sementeiro neste trabalho. “É uma tarefa extremamente profissional do produtor de sementes, onde ele tem que ter uma variedade, que tem que ser testada em vários lugares e condições, e em geral este produtor apresenta um portfólio de 20 a 30 variedades para atender sua carteira de clientes, então destacamos este papel em nossa palestra, com produção de sementes de qualidade relacionada com alta produtividade”, observou. 

O presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis Lucindo Zamboni Junior, como anfitrião celebrou a importância da FEBRASEM para os produtores rurais da região, onde muita informação foi disponibilizada e apresentação de novas tecnologias. “Foi muito importante para nossa cadeia produtiva, pois você apresenta um evento desta magnitude nacional, com parceiros de vários países, pesquisadores renomados e a principais entidades do setor sementeiro, se transforma uma feira que agrega muito para o sementeiro e para o produtor em geral que se beneficia de toda esta tecnologia empregada nas sementes, com produtividade e rentabilidade”, finalizou. 
 
Ao final da programação das 10 palestras e apresentações técnicas e visitação dos estandes nos dois dias da FEBRASEM, foi divulgada a data da segunda edição da feira, nos dias 15 e 16 de junho de 2023, no parque de exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis. 

A primeira edição da Feira Brasileira de Sementes realizada pela APROSMAT,  contou com a participação da brs equipamentos agrícolas, Búlher, Grandeo, Kothe Agro, Momesso Indústria de Máquinas, PEKTUS, Profile Industries, Oliver Sol Campo, Mega Secadores de Grãos e TMSA, Trucker do Agro e as entidades ABRASEM e UNIPASTO.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet