Notícias / Água Boa

31/05/22 às 15:40

Veja as ações desenvolvidas em Água Boa para reduzir acidentes de trânsito e evitar mortes

O tema do Maio Amarelo 2022 é “Juntos Salvamos Vidas” visando um trânsito mais seguro

Assessoria de Imprensa Prefeitura

Imprimir Enviar para um amigo
Veja as ações desenvolvidas em Água Boa para reduzir acidentes de trânsito e evitar mortes

Foto: Assessoria

Na manhã desta segunda-feira (30), integrantes do COMSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública, se reuniram para fazer um balanço das ações realizadas no Maio Amarelo e propor melhorias para os próximos anos. A reunião aconteceu na sede do Ministério Público Estadual.

O Maio Amarelo é um movimento de abrangência internacional que busca conscientizar a população chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Durante o mês, foram desenvolvidas diferentes ações, entre elas um vídeo institucional realizado pela Prefeitura de Água Boa (link) e palestras em escolas por meio de parceria entre a prefeitura e a polícia civil e militar do Estado de Mato Grosso. Como ações de impacto, faixas educativas e carros danificados foram expostos em pontos estratégicos da cidade.

Para o promotor, Dr. Luis Alexandre Lentisco, “a conscientização de forma geral é  o primeiro passo para se mudar uma realidade e garantir um futuro melhor. Então, começa com uma sementinha, é plantar uma boa ideia na cabeça e na mentalidade das pessoas, sejam elas crianças, adolescentes ou adultos. Por isso, essas ações são muito importantes para fazer essa mudança de cabeça. Penso que os carros que foram expostos, ajudam muito a trazer um certo choque, porque às vezes só a razão sem a emoção, não produz o mesmo efeito na consciência das pessoas.”

O representante da Polícia Civil, o investigador Willian também pontuou a importância de conscientizar as crianças, visto que, “muitas vezes o filho é que aperta o pai”, mas lembrando que “o trabalho é a longo prazo, não vai ser colhido agora”, enfatizou.


De modo geral, os resultados foram avaliados como positivos pelos conselheiros, e novas sugestões foram apontadas como: a realização de ações de conscientização durante a Expovale, na tentativa de prevenir acidentes de trânsito; e também o trabalho educativo com os ciclistas da cidade e uma possível regularização municipal das bicicletas elétricas.

Os instrutores do Proerd, Cabo PM Bertol e Cb PM Leopoldo, realizaram palestras  de segurança no trânsito para as crianças e adolescentes do município, em escolas públicas, particulares e na zona rural, orientando os alunos a participarem de forma segura no trânsito.

Veja o vídeo, no qual o PM Leopoldo fala dessas ações:

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet