Notícias / Indígena

30/05/22 às 12:29

Funai participa de Encontro sobre Brigadas Voluntárias em Chapada dos Guimarães

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Funai participa de Encontro sobre Brigadas Voluntárias em Chapada dos Guimarães

Foto: Assessoria Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) participou do Encontro Sobre Brigadas Voluntárias, do programa Manejo Florestal e Prevenção de Fogo no Brasil, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com o objetivo de debater questões ligadas à gestão de incêndios florestais e ao Manejo Integrado do Fogo (MIF). Realizado na Chapada dos Guimarães (MT), o evento contou com a participação de brigadistas voluntários da Terra Indígena Xerente, do Tocantins.

A presença dos brigadistas indígenas da etnia Xerente no encontro ajuda a fortalecer a capacidade técnica de populações locais, promovendo a troca de experiências sobre práticas do uso tradicional do fogo e dos recursos naturais. O evento reuniu representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias - Alter do Chão (PA), do Instituto Ipê, além dos indígenas da etnia Xerente.

“É muito importante poder compartilhar experiências. Isso contribui para melhorar nosso trabalho enquanto instituição, facilitando a integração com os demais parceiros, e incentiva mulheres que lutam pela mesma causa – a prevenção e o combate aos incêndios florestais no Brasil”, afirma a instrutora e analista ambiental do Ibama, Ana Maria Canut. A ideia é que mais encontros como este sejam realizados, a fim de proporcionar a troca de experiência entre as instituições interessadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações do Ibama

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet