Notícias / Negócios

27/05/22 às 11:52 / Atualizada: 27/05/22 às 14:09

Como os bancos digitais estão impactando a organização financeira de empresas

Danilo Cunha

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Procurar novas soluções que facilitem a administração do negócio deve ser algo frequente para quem empreende. O surgimento do banco digital para empresas é uma novidade que pode contribuir muito para a gestão financeira dos negócios.

Pessoas que começam a empreender como MEI e Empreendedor Individual conhecem bem as dificuldades de lidar com todas as tarefas de uma empresa sozinho. Assim como as pequenas empresas, que não contam grandes times, que normalmente tem poucas pessoas acumulando funções.

Compras de materiais, vendas, contratações, divulgação e marketing, administração de estoque. São muitas as atividades de um negócio, mesmo quando não são grandes.

E a gestão financeira, apesar de ser uma das áreas mais importantes costuma ser deixada de lado na correria. Fazer pagamentos, cobranças e controlar o fluxo de caixa da empresa são tarefas essenciais para o bom funcionamento do negócio.

Isso sem falar no planejamento financeiro, que é um passo primordial para garantir a sustentabilidade do negócio.

Com o avanço da tecnologia e a digitalização de muitos processos, até esse acompanhamento financeiro pode ser facilitado. Isso porque ao escolher uma conta digital para empresas, você terá acesso a todas as informações da sua conta de forma simples e rápida.

Cada vez mais pessoas jurídicas têm aderido a esse novo tipo de banco pj que veio para ficar. Continue lendo para conhecer quais são os impactos dessas instituições na organização financeira das empresas.


O que é um banco digital para empresas?

O primeiro passo para entender como um banco digital pode facilitar o dia a dia da sua empresa é entender o que é esse tipo de instituição.

Um banco digital para empresas é aquele que tem toda a sua operação funcionando online. Isso significa que praticamente todos os serviços bancários oferecidos são realizados de forma 100% virtual.

É isso mesmo, com os bancos digitais os clientes não precisam mais se deslocar até uma agência para fazer transações ou conversar com um gerente. Até porque esses bancos geralmente não possuem estrutura física para atendimento presencial.

São bancos que não contam com agências bancárias e todas as atividades financeiras são realizadas por meio de um aplicativo ou internet banking. Até a abertura da conta para empresas é feita digitalmente.

Atualmente, muitos bancos tradicionais que conhecemos há muitos anos já passaram por um processo de digitalização, oferecendo diversos serviços online como apps, internet banking e até conta digital para pj. No entanto, esse processo não caracteriza essas instituições como bancos digitais, já que eles mantêm toda a  estrutura de atendimento presencial que sempre tiveram.

Por não precisarem arcar com os custos de uma operação presencial, os bancos digitais acabam sendo muito atrativos para quem costuma empreender. Já que as contas oferecidas por eles contam com menos tarifas.

Mas essa é apenas uma vantagem desse tipo de banco. Abaixo você vai ver quais são os reais impactos de um banco digital para empresas no dia a dia.


Como um banco digital para empresas impacta no seu negócio

Economia de tempo

O primeiro ponto que temos que abordar é a economia de tempo gerada por esse tipo de instituição. Quem empreende sabe que perder horas do dia na fila do banco não é nem uma opção com tantas coisas para fazer.

E, com um banco digital você nunca mais vai precisar se deslocar para resolver pendências bancárias. Entre os serviços oferecidos de forma 100% online estão:

 
  • Abertura de conta jurídica
  • Envio e recebimento de transferências e PIX pj
  • Pagamento de faturas
  • cobrar por pix
  • Emissão de boletos
  • Solicitação de cartão de crédito pj
  • Solicitação de crédito
  • Ajuste do limite de crédito
  • Acesso ao atendimento do banco

Menos burocracia

Você viu acima que até a abertura da conta é feita de forma digital. E o melhor de tudo é que a burocracia é mínima. Para abrir uma conta em um banco digital para empresas basta você fazer a solicitação pelo próprio site ou aplicativo da instituição.

Será necessário enviar alguns documentos que comprovem a existência e funcionamento da sua empresa. Após o envio dos arquivos, o banco irá realizar uma análise para se certificar que está tudo certo e em poucos dias sua conta será aprovada.


Redução de custos

Quem tem conta pj em banco ou cartão de crédito empresarial sabe que embora sejam essenciais, também podem custar caro. E esse é outro impacto dos bancos digitais.

Como dissemos acima, por não terem que arcar com os custos de uma estrutura física, esses bancos conseguem oferecer taxas muito mais atrativas para as empresas.

Seja na tarifa de manutenção da conta, anuidade do cartão, taxa para emissão de boletos ou transferências. Tudo é um pouco mais barato nesse tipo de banco.

E o melhor, existem até opções de conta pj gratuita, como é o caso da Conta Digital da Cora, que não cobra nem por transferências ou emissão de boletos e ainda oferece um cartão de crédito pj sem anuidade.


Controle total das finanças

Talvez esse seja o maior impacto de ter uma conta em um banco digital para empreendedores. Através do aplicativo ou internet banking você tem acesso a todas as movimentações financeiras da sua conta, ou cartão em tempo real.

Com isso fica muito mais fácil controlar todas as entradas e saídas da conta. Nada passa despercebido. Esses bancos costumam contar com apps intuitivos que oferecem um fácil acesso a extrato, comprovantes, fatura do cartão e outros serviços.

Algumas contas digitais, como a Conta Cora, também oferecem um sistema de Gestão de Cobranças. Isso permite que você acompanhe todas as cobranças em aberto e configure o envio de lembretes automáticos para os seus clientes quando está chegando o prazo de pagamento de uma fatura.

Com todos esses impactos positivos, os bancos digitais vêm conquistando cada vez mais empresas para o mundo virtual. Afinal, quem não quer mais facilidade na gestão financeira?

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet