Notícias / Indígena

18/05/22 às 18:50

Funai entrega maquinário agrícola a etnias do Parque do Xingu em Mato Grosso

Redação AguaBoaNews

com Assessoria de Comunicação / Funai

Imprimir Enviar para um amigo
Funai entrega maquinário agrícola a etnias do Parque do Xingu em Mato Grosso

Foto: Funai

Com o objetivo de apoiar a segurança alimentar e a produção das etnias do Parque Indígena do Xingu, a Fundação Nacional do Índio (Funai) entregou um conjunto de maquinário agrícola à sua unidade descentralizada em Canarana (MT). Composto por um trator agrícola, uma grade aradora e uma carreta de madeira com capacidade de 4 toneladas, o maquinário será utilizado pela Coordenação Técnica Local (CTL) Gaúcha do Norte I. Serão beneficiadas 34 aldeias das etnias Aweti, Kalapalo, Kamayurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukwá, Yawalapiti e Waura.

A entrega dos equipamentos ocorreu no último dia 13 na sede da CTL em Gaúcha do Norte. “Essa é uma reinvindicação antiga das comunidades indígenas do Alto Xingu, principalmente no preparo de solo para o plantio, com destaque para o cultivo de mandioca, milho, banana, abacaxi e cana-de-açúcar, bem como para o transporte dessa produção e a construção de casas das aldeias”, afirma o coordenador regional da Funai, Otávio Moura Carvalho.



O trator também será utilizado em outras atividades, como a limpeza dos espaços das aldeias, do pátio da CTL Gaúcha do Norte I e da pista de pouso do aeródromo Leonardo Villas Boas, salienta Carvalho. “É importante mencionar que esse veículo agrícola vai auxiliar as comunidades indígenas no transporte e socorro na época das chuvas”, completa o coordenador regional da Funai.

Participaram da entrega do maquinário os caciques Tapi Yawalapiti e Kotok Kamayurá, entre outras lideranças indígenas; o coordenador regional da Funai, Otávio Carvalho, o chefe da CTL de Gaúcha do Norte I, Tamalui Meinako, o chefe da Divisão Técnica, Sebastião Martins, e os servidores da fundação, Amanua Celso Kamayura e Atapucha Waura.

Etnodesenvolvimento

Recentemente, a Funai adquiriu e entregou 40 tratores para fornecer apoio às atividades produtivas em diferentes aldeias no país. A intenção é garantir a segurança alimentar de diversas etnias e possibilitar que elas ampliem a produção, investindo em processos de geração de renda. Ao todo, a fundação investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição dos tratores.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet