Notícias / Cultura

09/05/22 às 19:56 / Atualizada: 09/05/22 às 20:01

Campinápolis recebe etapa final do I Encontro Multicultural da América Latina

Aproximadamente 2 mil alunos participaram das palestras e debates oferecidos durante os 3 dias de evento

Viviane Moura | Sedec-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campinápolis recebe etapa final do I Encontro Multicultural da América Latina

Foto: Carol Breck

Campinápolis recebeu a etapa final do I Encontro Multicultural da América Latina. Durante três dias, cerca de 2 mil estudantes das escolas públicas do município tiveram a oportunidade de participar de palestras e debates sobre educação, diversidade cultural e turismo de base comunitária.

As palestras foram ministradas pelas líderes femininas Odenilze Ramos, ribeirinha da comunidade Carão, no Amazonas; Samira Tsibodowapré, indígena do povo Xavante, de Mato Grosso e Ilana Cardoso, quilombola da comunidade Mumbuca, no Tocantins. As convidadas abordaram assuntos como rituais, artesanatos e gastronomia, além de suas experiências sobre o turismo de base comunitária.

“O município foi escolhido por possuir em torno de 53% da população indígena, divididos em 153 aldeias. Acreditamos que a realização dessas atividades auxilia a população a compreender a importância do turismo cultural de base comunitária, além de preservar as culturas tradicionais do Estado”, destaca o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Para a secretária de Turismo de Campinápolis, Sirlene Dias, os resultados das palestras vão continuar com o tempo. “Esse foi um trabalho incrível e gratificante. Tenho certeza que teremos êxito com essas palestras, que vão permanecer como ensinamento porque foi demonstrado aos alunos a importância das diferentes culturas. Com isso criaremos ambientes mais harmoniosos e sem preconceito”, afirma. 

O evento promovido pela Fundação GoMartins contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur) e Secretarias Municipais de Turismo e Educação de Campinápolis.

Início do evento
A primeira etapa do Encontro Multicultural ocorreu no Cine teatro de Cuiabá. A segunda foi na Aldeia Afukuri, em Querência e a terceira e última deste ano, em Campinápolis.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet