Notícias / Ação Social

09/05/22 às 15:39

Acessibilidade da população com mobilidade reduzida: como escolher uma cadeira de rodas?

Aillana Santos

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
A mobilidade urbana é uma das maiores preocupações das cidades do Brasil atualmente. Principalmente em épocas de eleições, onde os problemas e dores da população ficam mais evidentes. Muito tem se feito, em questões de pesquisas e melhorias, para melhorar esse fator, mas sabemos que ainda há muito a ser feito, principalmente para a população com mobilidade reduzida.
 
Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas e informações sobre como escolher a cadeira de rodas ideal para facilitar a locação desta parte da população.
 
Na hora de comprar uma cadeira de rodas todos os detalhes podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de seu usuário. O tamanho, a estética, os acessórios, tudo isso contribui para uma experiência mais confortável e funcional. Por isso, neste artigo vamos abordar os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o equipamento e fazer a melhor escolha.
 
Uma cambagem excessiva, por exemplo, pode dificultar a passagem por portas e o ato de entrar em recintos. No caso de um encosto mais baixo, o resultado pode ser desconforto e instabilidade para aqueles que não possuem controle de tronco. Portanto é preciso levar em consideração principalmente como a cadeira de rodas se adapta a quem está usando.
 
A cadeira de rodas pode ser indicada ainda para idosos que sofrem de mobilidade reduzida ou, simplesmente, não conseguem mais andar sozinhos. Neste caso, há modelos, configurações, acessórios e ajustes variados, capazes de suprir essas necessidades e garantir maior independência.


Por onde começar
 
Uma avaliação médica deve ser o ponto de partida. A partir disso é possível ter uma visão mais ampla das necessidades do usuário. Ao saber sua condição física e o nível de limitações que enfrenta, torna-se mais fácil focar no que é preciso encontrar em uma cadeira de rodas.
 
O próximo passo é decidir se precisa de um modelo manual ou motorizado. Para isso é preciso levar em consideração a presença do controle do tronco. Assim como a força dos membros superiores e o controle das mãos que são responsáveis por manusear os comandos da cadeira.
 
Decidida essas questões é hora de pensar na usabilidade diária. O aparelho vai ser usado mais interna ou externamente? O usuário vai ter a ajuda de alguém ou deve ser mais independente? Tudo isso interfere na hora de decidir quais acessórios são mais importantes.


Conhecendo o equipamento
 
Existem diversos tipos de cadeiras de rodas no mercado, há modelos manuais, motorizados, posturais, para o banho e até mesmo para a praia. Se você precisa transportar o equipamento com frequência pode optar por adquirir uma dobrável já que cabe perfeitamente dentro dos automóveis.
 
Os pneus são parte essencial da cadeira de rodas, por isso atenção na hora de escolher. Esse acessório é responsável por absorver a vibração e o impacto, tornando o trajeto mais simples e seguro e assim capaz de proporcionar maior mobilidade e conforto. Os sólidos duram mais, no entanto podem deixar a cadeira de rodas um pouco mais pesada.
 
No caso das cadeiras motorizadas, que são movidas à bateria, sua indicação é principalmente para pessoas com baixa capacidade respiratória e pouca ou nenhuma força muscular. Esses modelos garantem mais independência ao seu usuário.


Complementos
 
As cadeiras de roda contam com diversas inovações e podem ainda ser personalizadas. Porém antes de fazer leia com calma a descrição de cada modelo e veja quais já podem atender às suas necessidades sem alterações.
 
Existem, por exemplo, as opções antitombo, com encosto reclinável, bandejas para alimentação e porta-copos. Algumas cadeiras motorizadas contam ainda com regulagem de Caster, ou seja, do giro da roda dianteira, e regulagem de tilt,inclinação do assento e encosto Além disso, em várias é possível fazer ajuste do eixo em relação ao centro de gravidade da cadeira.
 
Todas essas inovações garantem uma experiência de maior conforto e consequentemente melhor qualidade de vida. Por isso é tão importante entender quais são os pontos básicos que devem ser decididos, como mobilidade e tamanho. E depois disso partir para questões mais específicas que devem ajudar diariamente.
 
Veja outras dicas de produtos e acessórios disponibilizados pelo site A Melhor Escolha.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet