Notícias / Personalidades

07/05/22 às 08:07

Dia Nacional das Comunicações: Marechal Rondon e a integração nacional

Daniel Suzumura

Jornaldiadia.com.br

Imprimir Enviar para um amigo
Dia Nacional das Comunicações: Marechal Rondon e a integração nacional

Foto: Divulgação

No dia 5 de maio de 1865 nascia, em Mato Grosso, o homem que foi o líder do primeiro esforço de grandes proporções para a integração nacional por meio das comunicações: Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Cândido Rondon.

Em reconhecimento ao trabalho que realizou, a data de seu nascimento foi instituída como o Dia Nacional das Comunicações.

Foi no final do século 19, quando era major do exército brasileiro, que Rondon foi nomeado chefe da Comissão de Construção das linhas Telegráficas. 

A missão, considerada impossível para a época, era conectar pelo fio do telégrafo a capital federal, Rio de Janeiro; a cidade de São Paulo e o Triângulo Mineiro aos lugares mais distantes do território nacional, como Amazônia, Mato Grosso e a fronteira do Brasil com o Paraguai.

A dificuldade da missão estava em atravessar milhares de quilômetros de sertão e de florestas inexploradas.

No final do trabalho, que durou anos, haviam sido instalados sete mil quilômetros de cabos telegráficos, o que permitiu que a comunicação atingisse territórios que antes eram isolados.

Durante toda a sua vida, Rondon percorreu mais de 100 mil quilômetros pelo Brasil, o equivalente a duas voltas e meia ao redor do planeta. Em suas andanças pelo país, Rondon ajudou a demarcar fronteiras, descobriu serras, planaltos, montanhas e rios, elaborando as primeiras cartas geográficas de áreas até então totalmente desconhecidas.

A importância do trabalho de Rondon é reconhecida no mundo todo. Em 1957, meses antes de morrer aos 92 anos de idade, foi indicado para o prêmio Nobel da Paz, pelo The Explorers Club, de Nova Iorque.

Outro reconhecimento mundial ao seu trabalho veio da Sociedade Geográfica de Nova York, que incluiu o nome Cândido Rondon, em placa de ouro, ao lado de outros quatro grandes descobridores e exploradores da Terra: Pearry (descobridor do Pólo Norte), Amundsen (descobridor do Pólo Sul), Charcot (explorador das terras Árticas), Byrd (explorador das terras Antárticas), e, por fim, Rondon, como o maior estudioso das terras tropicais.

Descendentes de índios, Rondon também se destacou pela maneira humanitária como conduziu a sua missão, sempre respeitando os povos indígenas, ele mesmo sendo descendentes dos bororós e terenas.

Foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e um dos que incentivaram a criação do Parque Nacional Indígena do Xingu.

A contribuição de Rondon para a integração das regiões mais isoladas do País fez com que ele fosse homenageado com o nome de um estado: Rondônia.

No seu aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal Honorário do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional.

Mais de cem anos depois, os Correios continuam o legado de Rondon no propósito de integrar o território nacional.

Instituição nacional com mais de 3 séculos e meio de trabalho, os Correios estão presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Num país de dimensões continentais, multicultural, climas diversos e geografia desafiadora em muitas regiões, a estatal trabalha empenhada para que todas as localidades estejam interligadas, não importando o desafio. Porque aproximar, assim como foi com Rondon, é a missão dos Correios. 

Ver abaixo vídeo que ilustra a trajetória do Patrono das Comunicações no Brasil>>>

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet