Notícias / Tecnologia

26/04/22 às 07:11 / Atualizada: 26/04/22 às 07:23

Agrishow 2022 - Arena de Inovação: tecnologia de ponta para todos os gostos e necessidades no agronegócio

Já a Arena do Conhecimento terá palestras nas áreas de cana, pecuária e tecnologia, além da entrega do Prêmio Trator do Ano

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Agrishow 2022 - Arena de Inovação: tecnologia de ponta para todos os gostos e necessidades no agronegócio

Foto: Assessoria

Inteligência Artificial, aplicativos que resolvem os desafios dos produtores rurais e informação em primeira mão. Essas e muitas outras tecnologias estão em exposição na Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que vai até sexta-feira, dia 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Na Arena de Inovação, os visitantes podem conhecer mais de 10 empresas com soluções para o campo. 

Com os aplicativos desenvolvidos pela Farm Box, InfoRow e a My Easy Farm, anotações em papel são coisa do passado. E eles vão muito mais além. O primeiro auxilia o produtor em toda a gestão da lavoura, garantindo mais assertividade nas decisões a serem tomadas. Novíssimo no mercado, o Info Row já está contratado por cinco dos 10 maiores canavieiros do país. Ele faz um geomapeamento da área (atualmente, de 800 mil hectares), produzindo relatórios minuciosos. Serviço similar ao da My Easy Farm, plataforma digital francesa que acabou de assinar com a OMD do Brasil, também do setor canavieiro. Com um app, ela processa todos os dados do campo: análise do solo, de pragas, dados climáticos, implementos agrícolas etc. 

Por sua vez, a Arpac presta serviço de pulverização agrícola, utilizando um drone, ao invés de avião. Com a precisão do aparelho, permitiu a economia, só no ano passado, de mais de 90 toneladas de agrotóxicos, pois a pulverização é muito mais precisa, além de ecológica. O drone também está presente na tecnologia oferecida pelo serviço da Agro Scout, mas como meio.  No caso desta startup israelense de detecção de pragas, a estrela é um software com Inteligência Artificial que utiliza qualquer drone para mapear detalhadamente uma plantação, descobrindo até mesmo um pequeno inseto, seu nome e em que fase de vida ele se encontra. 

Tem, ainda, a Web Jump, empresa de transformação digital que desenvolve e-commerce (lojas virtuais); a Prime Field, que leva integração e conectividade para o campo, com soluções extremamente criativas e eficientes; a AgroBrazil, um app que dá o preço de todo o gado vendido em todo o território nacional, diariamente, e, por fim, a FK Boi Invest, também voltada à pecuária, que é praticamente uma fazenda de criação de boi virtual, mas muito reais: a pessoa faz o investimento, eles criam os bois e, quando estão adultos, entregam todos prontinhos e ainda 14% a mais do que foi investido. Tecnologia pra todos os gostos e necessidades. 

Agrishow conta com lançamentos na área de secagem e armazenagem 

Setor que responde por quase 50% da capacidade de secagem e de armazenagem de grãos no país apresenta inovações tecnológicas em produtos e serviços durante a Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A Kepler Weber lança na feira seu financiamento próprio. Com recursos próprios e crédito através do banco BTG financia 100% do projeto, incluindo infraestrutura civil e elétrica. Sem burocracia e crédito aprovado em até 30 dias, o produtor tem 18 meses de carência e até dez anos para pagar. Outra novidade são os novos selecionadores de grãos multifuncionais da Seletron, nova marca adquirida pela Kepler. 

A Comil apresenta soluções completas e personalizadas, da colheita à distribuição. São equipamentos de limpeza, secagem e armazenagem de grãos, com tecnologia digital embarcada. Economia e otimização para o produtor, que pode controlar todo o processo e ter maior qualidade no sistema de armazenamento. Tudo realizado de forma digital, por meio de termometria. O sistema realiza as operações de leitura e de controle da temperatura da secagem dos grãos e a interna dos silos. Operação que pode ser visualizada em computadores, tablets ou celular. 

Quando o assunto é soluções em gerenciamento de pós-colheita, a Procer desenvolveu um sistema de controle digital de adequação ao tempo. O equipamento substitui os sistemas analógicos por sensores digitais. Oferece maior eficiência reduzindo a temperatura média de secagem, de 10 graus para 0,5. Com 11 anos de mercado, a Procer monitora mais de 5000 silos em todo Brasil. Este ano estão presentes na Agrishow com estande físico, onde o produtor poderá conferir as operações em tempo real, por meio de um protótipo trazido especialmente para essa edição. 

Outra novidade do segmento é o G8000 da Gehaka. Um sistema de monitoramento contínuo de teores de umidade e temperatura em processos de secagem totalmente automatizado. O sistema propicia melhor resultado operacional, maximiza os ganhos qualitativos e financeiros. Além disso, oferece informações em tempo real, integrando sistemas e redes de automação industrial. Já a TMSA inovou nessa edição da Agrishow, trazendo novas tecnologias em seus equipamentos de limpeza e de secagem contínua de grãos. Apresenta ainda inovações tecnológicas nos segmentos portuários e de mineração.

Segmento de pneus investe para de marca 

Um hiato de quase três anos sem evento presencial deu aos expositores do segmento de pneus a oportunidade de investir em inovação, tecnologia e novos produtos que estão sendo apresentados ao público da Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. 

A Trelleborg Pneus manteve o showroom virtual criado há dois anos quando a realização presencial da feira foi suspensa por conta da pandemia de Covid. “A empresa teve que se reinventar e muitas dessas ferramentas foram mantidas”, disse Renata Muniz Santos, supervisora de marketing da empresa para a América do Sul. Por meio do showroom é possível conhecer novos produtos, fazer um tour virtual com a presença de um especialista e participar de lives que serão realizadas durante a feira. 

A Apollo Tyres inaugurou sua participação na Agrishow em 2019, esteve presente nas edições virtuais e viu nesse período uma janela de oportunidade para testar produtos que hoje estão sendo colocados no mercado. “Foi um período importante para awareness e reforço da marca. Agora focamos em fechar novos negócios e firmar novas parcerias com empresas expositoras”, salientou Luciana Ferreira, gerente de desenvolvimento de negócios e operações SLA Region. 

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet