Notícias / Água Boa

26/04/22 às 05:55 / Atualizada: 26/04/22 às 10:02

Começaram as atividades práticas no Polo Tecnológico do Araguaia

Redação AguaBoaNews

com assessoria Senar

Imprimir Enviar para um amigo
Começaram as atividades práticas no Polo Tecnológico do Araguaia

Foto: Assessoria

A primeira turma realizada no Polo Tecnológico, também chamado de Centro de Treinamento (CT), do Araguaia foi encerrada na última sexta-feira (22.04). Foi com as aulas práticas de um curso de operação de tratores que a área foi limpa. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia explica que as aulas, por enquanto, serão híbridas, a teoria será no Sindicato Rural de Água Boa e a prática na área, onde já estão sendo feitas as primeiras ações da construção. “Já temos os banheiros químicos e em breve teremos os containers onde acontecerão as aulas teóricas no local da obra”.
 

Para a secretária de desenvolvimento econômico, agricultura e turismo de Água Boa, Rejane Garcia, a instalação do Centro de Treinamento será mais uma oportunidade para que as pessoas possam se qualificar. “A prefeitura, com o apoio dos vereadores doou esta área para a construção do Polo. Para nós, faz todo sentido ser parceiro numa ação como esta que vai qualificar mão de obra para toda a região. Este é um problema que preocupa produtores rurais do mundo inteiro e estamos empenhados em ajudar a minimizar este gargalo”.

O presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delai acrescenta que ver a conclusão desta primeira turma é a realização de um sonho. “Lançamos a pedra fundamental em novembro de 2021. E ver as máquinas trabalhando na área já em abril de 2022 é muito gratificante”, destaca. Delai diz ainda que ter o Polo Tecnológico no município será um diferencial para a região. “As pessoas terão mais facilidade de acesso aos cursos e, com isso, teremos mais facilidade em capacitar mão de obra”.

O diretor do Sindicato, Antônio Fernandes de Melo, conhecido como Tunico, enfatiza que o Centro de Treinamento atenderá toda a região. “É o CT do Araguaia. É emocionante vivenciar uma obra desta. Temos que destacar também o apoio e a dedicação de todas as entidades para termos celeridade na obra”.

 

O coordenador de polos tecnológicos, Wlademiro Neto explica que todos os sindicatos de Mato Grosso poderão demandar cursos para serem realizados no CT do Araguaia. Neto destaca ainda o potencial da unidade que tem o objetivo de capacitar 8.400 pessoas por ano. “Teremos 15 salas de aula amplas e quatro espaços específicos que incluem uma cozinha escola, uma sala de simulação de pulverização e mais duas para aulas de informática”.
 

A área total do Polo do Araguaia tem um espaço de 7.138,61m². Haverá blocos para administração com espaço multiuso no andar superior e um auditório para 130 pessoas. O bloco dois será um galpão de máquinas, o três será destinado para a educação formal e o quatro será o refeitório, com sala de aula gastronômica, vitrine e cozinha.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet