Notícias / Indígena

24/04/22 às 16:28

Casa de cacique e de mais duas famílias indígenas são queimadas em aldeia de MT e suspeita é de incêndio criminoso

Os indígenas saíram para participar de evento na cidade e quando retornaram à aldeia, encontraram parte da comunidade queimada.

Aldeia foi parcialmente destruída na divisa de Mato Grosso com Rondônia — Foto: Reprodução
Aldeia foi parcialmente destruída na divisa de Mato Grosso com Rondônia — Foto: Reprodução
 
Indígenas da etnia Suruí tiveram três casas queimadas, na aldeia Pagoa Hagoia, no município de Rondolândia, a 1.600 km de Cuiabá, na divisa com Rondônia. As moradias foram destruídas quando eles estavam em um evento em alusão ao Dia do Índio, na terça-feira (19). Por isso, não havia ninguém no local no momento.
 
Até a casa do cacique, Matera Suruí, foi queimada.
 
A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, segundo Nilson Mopilapalakar Suruí, que é filho do cacique. Ele disse que vai procurar a polícia para denunciar o caso.
Os indígenas realizaram uma apresentação no município de Ariquemes (RO) e, após o evento, retornaram à aldeia e quando chegaram encontraram parte da comunidade queimada.
 
Uma casa de palha e duas de madeira foram consumidas pelo fogo. A aldeia abrigava quatro famílias, que totalizam dez pessoas.
 
Duas casas foram completamente destruídas na ação — Foto: Reprodução
Duas casas foram completamente destruídas na ação — Foto: Reprodução
 
A aldeia havia sido construída recentemente e os indígenas estavam adquirindo material para a ampliação das habitações.
 
Os indígenas só não ficaram desabrigados porque existe outra aldeia, no município de Cacoal (RO), além dessa em Rondolândia (MT).
 
"As pessoas moram em uma aldeia, mas também moram na outra. Atualmente lá estavam quatro famílias. Foram incendiadas uma casa de palha, duas de madeira, mas uma não chegou a ser destruída. Não deu tempo de atear fogo porque havia várias coisas lá dentro", disse Nilson.
 
Entre os objetos destruídos pelo incêndio está um gerador de energia, adquirido recentemente pelos indígenas.
 
Fora da aldeia
 
Os indígenas estavam na apresentação do Dia do Índio, em um evento realizado na Câmara de Vereadores de Ariquemes (RO) com o nome "Todo dia era Dia de Índio". No encontro, eles debateram temas sobre o acesso a ferramentas transformadoras.
 
Em 19 de abril é celebrado no Brasil o "Dia do Índio", a data remete a um protesto dos povos indígenas do continente americano, na década de 1940, lideranças participaram de um congresso no México.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet