Notícias / Prefeitura de Água Boa

14/04/22 às 18:02

Com apoio da prefeitura de Água Boa, comunidades indígenas recebem capacitação em Olericultura

Ascom - Água Boa

Imprimir Enviar para um amigo
Com apoio da prefeitura de Água Boa, comunidades indígenas recebem capacitação em Olericultura

Foto: Ascom - AB

Com objetivo de fortalecer a agricultura e a alimentação dos povos indígenas, a Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)-MT, capacitou 15 indígenas na Aldeia Tripá. O curso ofertado foi de Olericultura.

A capacitação aconteceu entre os dias 4 e 8 de abril, reunindo 15 indígenas das Aldeias Tripá e Água Quente, para aprender técnicas de cultivo e implantação de hortas. No curso foi ensinado técnicas de preparo do solo até a colheita, levando em consideração a realidade local, para a comunidade ser capaz de produzir seu próprio alimento.

A Secretária de Desenvolvimento e Agricultura Familiar e vice-prefeita, Rejane Garcia, ressalta que este é um compromisso da gestão Mariano e Rejane. “Dar condições iguais para que todos possam produzir seus alimentos. Entendemos que nossos irmãos indígenas têm condições de assimilar todo esse conhecimento que foi possibilitado através dessa parceria Senar/Sindicato Rural/Prefeitura e produzir seu próprio alimento”.

O Secretário Adjunto de Agricultura Familiar, Otacílio Barboza, explica que este curso foi direcionado aos povos indígenas das Aldeias Tripá e Água Quente para complementar o projeto da AGROcotton Empresa FARFARM, em Agrofloresta, que foi implementado nas aldeias pela Secretaria de Agricultura Familiar e Empaer-MT  (Água Boa). “Esperamos que assim possamos melhorar a alimentação dos mesmos”, completou.

O cacique da Aldeia Tripá, Leandro, participou do curso e ficou muito agradecido por tudo que aprendeu. No final, se comprometeu a dar sequência ao projeto passando os ensinamentos para as crianças e mulheres.

Durante o curso eles tiveram a oportunidade de criar uma horta na qual plantaram hortaliças como: salsa, cenoura e cebolinha.
  • Com apoio da prefeitura de Água Boa, comunidades indígenas recebem capacitação em Olericultura
  • Com apoio da prefeitura de Água Boa, comunidades indígenas recebem capacitação em Olericultura
  • Com apoio da prefeitura de Água Boa, comunidades indígenas recebem capacitação em Olericultura

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet