Notícias / Prefeitura de Água Boa

12/04/22 às 18:12

Saúde de Água Boa agora tem Farmácia Municipal Centralizada

Assessoria Comunicação Saúde/AB

Imprimir Enviar para um amigo
Saúde de Água Boa agora tem Farmácia Municipal Centralizada

Foto: Assessoria Comunicação Saúde

Para melhor atender os pacientes, agora a Prefeitura de Água Boa conta com uma Farmácia Municipal Centralizada. Entre as principais vantagens estão o controle na distribuição e estoque de medicamentos, além da garantia de maior segurança para a população.

O serviço começou a funcionar em fevereiro, mas a retirada das farmácias das Estratégia Saúde da Família (ESFs) está sendo feita de forma gradual, para conseguir atender a necessidade de todos os bairros com eficiência e qualidade.


A centralização tem por objetivo:

Aumentar a segurança dos pacientes. Com um farmacêutico responsável é possível reduzir erros na entrega do medicamento, na via de administração e na adequação da terapêutica. É possível, portanto, garantir que o paciente receba o medicamento de acordo com a prescrição médica, além de melhor orientar os pacientes sobre o uso correto de medicamentos e suas reações.

 
158f82fb 8808 48be 99a8 24bef4a43bd1

Facilitar e organizar a distribuição de medicamentos. Agora será possível encontrar todos os medicamentos em um único local.

Melhorar o controle de estoque. Com o controle eficiente do estoque é possível garantir a manutenção do abastecimento da medicação na rede e evitar possíveis vencimentos de produtos armazenados. A redução da perda por validade, por exemplo, gera economia ao município e ajuda a não faltar medicação para quem precisa.

Cumprir Legislação: A Farmácia Municipal Centralizada também veio para cumprir a lei que exige a obrigatoriedade da presença/atuação de um farmacêutico na unidade que contenha medicamentos. Atualmente a responsável pela Farmácia Central é a farmacêutica Carine Rigo Pinheiro Coral.

 
5749df44 7a98 4ce3 b0c8 d8bba360f992

A Farmácia Central de Água Boa-MT funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Centro de Saúde.

No local é possível retirar medicamentos que constam em Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) e do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Alto Custo) que funciona em parceria com o Governo do Estado e Ministério da Saúde (MS).

 
4f8c9c31 964b 473e b63c d64ff6bd3c69

Para retirar medicamentos na Farmácia de Alto Custo, é obrigatório o cadastramento do paciente mediante a apresentação de documentos e exames especificados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. A exigência é do Governo do Estado e do MS.

O usuário pode retirar o medicamento apresentando a prescrição médica do SUS, contendo nome da medicação pela nomenclatura genérica, e o cartão do SUS.

 
d27be1a3-3f9f-4acb-95b4-d40e2120fd3b.jpg

Farmácia Central de Água Boa-MT
Endereço: Avenida Tropical, n 344 - Centro.
Fone: (66) 3468 - 5503
Horário de funcionamento: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet