Notícias / Prefeitura de Água Boa

04/04/22 às 18:20

Casos de dengue aumentam em Água Boa e Secretaria de Saúde faz alerta; veja o risco em seu bairro

Secretário da Saúde atribui aumento de casos a chuvas, calor intenso e falta de cuidados de parte da população.

Assessoria de Comunicação Saúde

Imprimir Enviar para um amigo
Casos de dengue aumentam em Água Boa e Secretaria de Saúde faz alerta; veja o risco em seu bairro

Secretário Municipal de Saúde Eberson Mateus.

Foto: Reprodução/Assessoria

Água Boa já registrou mais de 170 casos de Dengue este ano, e um aumento considerável do índice larvário, colocando o município em estado de alerta. Diante desse cenário, a Prefeitura de Água Boa está convocando a população para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti que além da Dengue é transmissor da Zika e Chikungunya.

Em números absolutos foram 444 casos prováveis notificados, sendo 178 confirmados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a maior incidência está nos bairros: Primavera, Industrial, Vila Nova, Guarujá, Rodoviário e Délcio Mendel.


boletim dengue
Os boletins informativos da dengue serão divulgados semanalmente, no site da Prefeitura.

O Secretário Municipal de Saúde, Eberson Mateus, avalia que o aumento de casos em 2022 pode estar ligado ao extenso período chuvoso, ao calor intenso, além das restrições impostas pela pandemia do Covid-19 que dificultaram as visitas domiciliares e gerou subnotificações de casos.

De acordo com o secretário, a maior parte dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências, e a melhor ação é diminuí-los.

Como o cuidado e a prevenção são as melhores armas contra a doença, a população precisa colaborar na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “É preciso cuidar da limpeza do imóvel, dos quintais, calhas, piscinas, manter as caixas d’água tampadas e esvaziar todo ponto de água parada, inclusive reservatórios de geladeira e climatizadores. Além disso, é fundamental realizar o acondicionamento e descarte adequado do lixo e não acumular entulhos”, enfatizou.

Em Água Boa, aproximadamente 90% dos criadouros estão no lixo doméstico, sendo responsabilidade do proprietário tomar medidas de prevenção e eliminação. A identificação dos focos é feita pelos Agentes de Saúde e o proprietário recebe um prazo para realizar a limpeza, podendo ser punido com multas caso não realize. 

A Prefeitura continua trabalhando no combate de criadouros e está fortalecendo os serviços de vigilância e endemia, mas a população também deve ajudar denunciando locais que podem conter possíveis focos do mosquito.

As denúncias podem ser feitas em qualquer unidade de Saúde ou pelo telefone, de segunda à sexta-feira. Não é preciso se identificar, mas é muito importante informar o endereço completo do ambiente propício à proliferação do mosquito, para facilitar as ações de controle.


Notificações

Segundo o Secretário de Saúde, a notificação dos casos suspeitos de dengue é essencial para o monitoramento da doença e controle vetorial, o que pode evitar uma possível epidemia.

É fundamental que a notificação seja feita no Sistema Público de Saúde, pois, “se a pessoa procurar um serviço particular ou uma farmácia para se automedicar e não realizar a notificação, isso nos prejudica na questão da vigilância e controle vetorial”, explicou Mateus em entrevista na rádio Liberdade FM.        

Notando sintomas como febre alta (39º a 40º C) de início repentino, dores no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas, vômito, náusea, fraqueza, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa, para diagnóstico e tratamento adequado. E atenção, não use nenhuma medicação sem prescrição médica.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet