Notícias / Agricultura

31/03/22 às 15:44

Excesso de chuva impacta na produtividade da soja em Água Boa e todo o Estado; VÍDEO

Sindicato Rural do município de Água Boa relata atraso de 7 dias na colheita e problemas com a armazenagem do grão.

Flávia Macedo

Canal Rural

Imprimir Enviar para um amigo
Excesso de chuva impacta na produtividade da soja em Água Boa e todo o Estado; VÍDEO

Foto: Reprodução/YouTube Canal Rural

A colheita do produtor Antônio Fernandes de Mello, do município de Água Boa (MT), não será satisfatória. O prejuízo veio do excesso de chuva no desenvolvimento da soja e, principalmente, durante a operação de colheita.

“Teve talhões em que largamos em torno de 5% a 8% sem colher por encharcamento. No geral, até o momento, estima-se uma perda de 8% no que já foi colhido”, declara.

Outro problema encontrado no estado é a dificuldade na armazenagem do grão. De acordo com o Sindicato Rural do município, o déficit de armazenagem por lá é de 50%. Com o entrave no escoamento do grão, muitos agricultores interrompem o trabalho de campo. “Acredito que estamos com atraso de sete dias na colheita, o que é preocupante. […] com isso, vai se perdendo peso do grão”, considera o presidente do sindicato, Geraldo Antônio Delai.

Veja o vídeo da reportagem do Canal Rural:

 


Em Mato Grosso do Sul o clima ajudou

Na propriedade do produtor rural Pérsio Ailton Tosi, em Ribas do Rio Pardo (MS), foram destinados mil hectares para o cultivo da soja nesta temporada 21/22. A projeção é de colheita farta, reflexo do investimento feito em tecnologia, manejo eficiente e consultoria. Contudo, além desses fatores, o que ajudou na boa produtividade neste ciclo foi o clima, que colaborou durante a colheita.

“Nesta fazenda o que colhemos até agora é superior a 70 sacas [por hectare], o que é excelente, ainda mais com o solo arenoso que temos”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

DOIS DE JULHO, UM DIA ESPECIAL

Se nossa querida Afife estive viva, não tivesse nos deixado há pouco mais de sete meses, em um sábado, como hoje, aqui em Franklin Farm, Herndon, Virginia, EUA, no dia 20 de Novembro do ano passado (2021), HOJE, 02 de Julho de...

 
 
 
 
Sitevip Internet