Notícias / Prefeitura de Água Boa

30/03/22 às 19:46

ESF Central de Água Boa realiza acompanhamento multiprofissional com hipertensos

Assessoria de Comunicação da Saúde

Imprimir Enviar para um amigo
ESF Central de Água Boa realiza acompanhamento multiprofissional com hipertensos

Foto: Ascom - Saúde

A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição que atinge mais de 30% da população adulta no Brasil, representando um dos maiores desafios à saúde pública no mundo. Isso porque é o principal fator de risco para complicações cardiovasculares.
 
Essa doença é silenciosa, sendo assim a maioria das pessoas que sofre com esse mal nem percebe, o que acaba dificultando o diagnóstico e a procura pelo tratamento adequado. 

Na Estratégia Saúde da Família (ESF) Central de Água Boa, as manhãs de quarta-feira são reservadas para o acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos. As ações acontecem com uma abordagem multiprofissional envolvendo toda a equipe do ESF, incluindo médico, enfermeira, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta e educadora física. Já a busca ativa e o convite para que hipertensos e diabéticos participem das atividades na unidade é feita pelas Agentes de Saúde.

No acompanhamento dos pacientes hipertensos é realizado a renovação de receitas médicas, exames de rotina e a bioimpedância, um tipo de exame feito em um aparelho que indica a quantidade aproximada de músculo, osso, gordura, água e até mesmo as calorias que o corpo queima ao longo do dia. Tudo isso, levando em consideração características individuais de cada paciente.

A enfermeira e gestora do ESF Central, Michele Angrizano Quintana, explica que os resultados da bioimpedância são muito importantes para entender o estado nutricional do paciente e construir planos alimentares e de atividades físicas personalizados. 

De acordo com a enfermeira, é fundamental realizar o acompanhamento de forma semestral para ter um comparativo, só assim é possível observar as mudanças nesses meses. “O paciente tem a nossa parte enquanto saúde, mas também deve ter o comprometimento para melhorar a qualidade da alimentação, realizar atividades físicas e seguir as alterações que foram indicadas”, pontuou Michele.

Preocupados com sua saúde, o casal Neliza Bezerra da Costa e João Alves da Costa fazem consultas periodicamente no ESF Central de Água Boa. Vinda de uma família de hipertensos, dona Neliza faz uso controlado de medicamentos a mais de 10 anos e relata que geralmente não sente nada, porém já teve momentos que ao passar por muitas preocupações e estresse teve a pressão elevada consideravelmente gerando fortes sintomas. 

Há um ano, ao realizar um exame de rotina, dona Nelize descobriu que havia sofrido um infarto e imediatamente foi enviada para o cardiologista. “Eu não estava sentindo nada, e depois que descobriram tive que ir três vezes a Goiânia fazer o cateterismo. Fiquei muito mal, quase morri, mas hoje estou bem, graças a Deus e aos remédios”, relatou.

 
Após passar por essa situação ela reforça a importância de quem foi diagnosticado realizar o acompanhamento. “Meu conselho é que as pessoas procurem o médico, façam o acompanhamento, porque às vezes a gente acha que está bem e quando vai ver não está”, alertou.

Portanto, se você foi diagnosticado com Hipertensão, não deixe de tomar os medicamentos e continue realizando o acompanhamento periodicamente. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet