Notícias / Policial

26/03/22 às 18:37 / Atualizada: 26/03/22 às 20:34

Órgãos de segurança pública participam de operação conjunta no combate ao garimpo ilegal em terras indígenas

Durante a ação diversos maquinários foram apreendidos e acampamentos foram destruídos

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Órgãos de segurança pública participam de operação conjunta no combate ao garimpo ilegal em terras indígenas

Foto: Assessoria

Polícia Federal, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o Exército Brasileiro, o Centro Integrado de Operações Aéreas e a Fundação Nacional do Índio, deflagraram a operação ALFEUV.

Com o objetivo de desocupar o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado do Mato Grosso.

Indígenas da etnia Nambikwara são pressionados há 30 anos por garimpos ilegais de ouro nas suas terras.

Os policiais cercaram a Terra Indígena e bloquearam os acessos a fim de coibir a prática ilegal. Mais de 100 agentes públicos das diversas forças atuaram na operação, incluindo aeronaves e embarcações públicas.

O objetivo principal da ação conjunta era apreender as máquinas utilizadas no garimpo e identificar os responsáveis pela atividade criminosa.

A operação iniciou-se no sábado (19) e foi encerrada no dia quarta-feira (23).

O mandado de apreensão dos maquinários foi expedido pelo Juízo da 2ªVara de Justiça Federal de Cáceres.

A operação resultou na retirada ou destruição dos seguintes bens:
–7 Escavadeiras (PC).
-40motores estacionários
–22 moinhos de pedra
–15 geradores -Barracas e diversos outros materiais utilizados no garimpo também foram destruídos. O garimpo ilegal promove a destruição da vegetação local, a contaminação dos rios com mercúrio (utilizado na separação do ouro), além de alterar o fluxo das águas na região.
 
As ações policiais na Terra Indígena Sararé continuarão visando reprimir crimes ambientais e a extração ilegal de minérios.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet