Notícias / Justiça

22/03/22 às 13:37

Ex-estagiários, assessor e juíza contam que experiência abriu portas na profissão

Andhressa Barboza da assessria TJ

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ex-estagiários, assessor e juíza contam que experiência abriu portas na profissão

Fernando Garcia Assessor

Foto: Assessoria

Assessor técnico-jurídico da juíza Tatiane Colombo, na 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Cuiabá, Fernando Garcia coleciona 10 anos de carreira. O início deste percurso foi em 2007 como estagiário no Fórum de Tangará da Serra, onde a magistrada atuava e percebeu o potencial e a dedicação do estudante a quem convidou para ingressar na sua equipe.
 
“Ele era muito jovem e lembro que ia de bicicleta ao Fórum. No estágio, demonstrou ser uma pessoa de boa vontade, muito prestativo e aprendeu a desenvolver todas as funções dentro da secretaria. Quando precisei contratar mais uma pessoa, já sabia que ele era um bom estagiário e o chamei para um teste. Não foi supressa ele passar, já sabia que era alguém muito esforçado e correto. Vê-lo crescendo dá uma satisfação muito grande. É uma pessoa muito correta, séria”, relembra a juíza.
 
Hoje, aos 33 anos, Fernando ocupa o maior cargo no Gabinete e relata que chegou a ser disputado para outra vaga antes de decidir trabalhar com a juíza. “Na época, não foi só a juíza que quis me contratar, tive outra proposta, mas acabei decidindo ir trabalhar com ela. Fico muito grato por todas as portas que o estágio abriu na minha vida. Aqui, em Cuiabá, a gente trabalha com casos de violência doméstica, podemos ajudar pessoas que são vulneráveis e é muito gratificante poder ajudar”, conta.
 
Não foi somente sua visão profissional que mudou ao longo da carreira, Fernando explica que a vivência com a temática o fez repensar seu local na sociedade. “Vivemos em dos países onde ocorrem mais casos de violência doméstica. Percebo que essa experiência me impactou muito, não tem como não mudar como pessoa na convivência com essas situações. Mudei muito como ser humano, passei a entender o machismo estrutural”, reflete.
 
Outra ex-estagiária, a juíza Tatiane Colombo também conta com orgulho que iniciou na carreira como estagiária na Justiça Trabalhista. “Para mim, foi muito importante, é uma oportunidade de aprender como funciona a dinâmica, como é um advogado ou um juiz. O estagiário aprende a se enxergar dentro do sistema e perceber qual a área que pode ter mais interesse. Dentro do meu gabinete, os três assessores foram estagiários, sendo que dois deles fizeram estágio comigo e um no MPE”, diz.
 
Para ela, o estágio abre portas e aqueles que se dedicam ao aprendizado, se destacam. “É importante não ter preguiça, pois se abrir para aprender é tudo. Um bom estagiário deve ter essa vontade. Mesmo que seja pouco tempo é uma oportunidade”, assevera.
 
Estágio no Poder Judiciário de Mato Grosso - O Processo Seletivo realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) vai convocar mais de 780 estudantes de nível médio e superior para estagiarem na sede Tribunal de Justiça de Mato Grosso e nas 79 comarcas, além da formação de cadastro de reserva.
Bolsa-auxílio - O valor da bolsa-auxílio é de R$ 1.064,42 para ensino médio e R$ 1.285,41 para nível superior, incluso auxílio-transporte.
 
A carga horária é de seis horas diárias.
 
Inscrições - As inscrições e as provas on-line poderão ser feitas a partir do dia 14 de março, até o dia 28, no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Saiba mais acessando este  link.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet