Notícias / Barra do Garças

16/03/22 às 14:55 / Atualizada: 16/03/22 às 15:04

Unimed Araguaia inaugura amanhã moderno Centro de Oncologia em Barra do Garças

Unimed Araguaia inaugura amanhã moderno Centro de Oncologia em Barra do Garças

Foto: Reprodução/Assessoria

Pioneirismo, valorização da vida e foco no paciente são características que acompanham a Unimed Araguaia ao longo dos seus quase 30 anos de atuação, que serão comemorados no dia 27 de março de 2022. 

Depois da inauguração da sua UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) própria em 2020, a diretoria da Unimed Araguaia reforça sua tradição de ampliar o atendimento dos serviços próprios, incluindo na sua estrutura um moderno centro de tratamento do câncer. Com previsão para iniciar suas atividades em amanhã, dia 17 de março, o Instituto de Oncologia do Araguaia foi costruido no andar superior do prédio do Instituto de Nefrologia do Araguaia, ambos ficarão interligados, um em cada pavilhão do prédio, localizado na travessa Ipiranga, bairro setor Sul, região central de Barra do Garças. 

O novo Instituto de Oncologia terá inicialmente sete boxes de quimioterapia ambulatorial com poltronas e três boxes com macas, além de diversos equipamentos de última geração no combate ao câncer. 

Oferecendo diversas modalidades de tratamento do câncer, o Instituto contará com uma abordagem integrada do paciente com tecnologia de ponta. “A estrutura física e de profissionais foi planejada para proporcionar atendimentos seguros, confortáveis e humanizados aos pacientes". “Existe um déficit de leitos na região do Mato Grosso Goiano, e o nosso objetivo é suprir essa demanda crescente, proporcionando um atendimento de alto nível aos nossos clientes, e aos atendimentos particulares inicialmente”, ressalta a presidente da Unimed Araguaia Dra. Darcyane Cavalcante Faria. “Outro destaque é que a estrutura irá oferecer acompanhamento integral, possibilitando ao paciente oncológico fazer o tratamento perto dos seus familiares, sem precisar sair para outras cidades ou estados, o que gera cansaço físico e gastos representativos com viagens”. Lembra Darcyane. 

Erguido há 09 anos, o prédio do Instituto de Oncologia foi planejado e construído no piso superior de 638 m2 do INA que estava disponível para possíveis ampliações nos serviços próprios prestados pela cooperativa. 

Iniciado em outubro de 2019, o projeto de construção contará com uma recepção aconchegante e exclusiva para pacientes oncológicos. 

O prédio renasce sob um conceito inédito e moderno de harmonização com o ambiente de trabalho, onde até a proposta da nova fachada, foi integrar o prédio à paisagem da natureza, utilizando cores, formas e texturas que se integram aos aspectos da região. 

No Centro de Oncologia, os pacientes terão o cuidado e o suporte de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por Médica Oncologista, equipe de Enfermagem, Farmacêuticos, Psicóloga, Assistente Social, Fisioterapeutas e Nutricionista, que poderão contar com uma estrutura moderna com Farmácia de manipulação dos medicamentos a serem utilizados no tratamento do câncer. 

O projeto tanto da reforma do INA, quanto da construção do Instituto de Oncologia estão em consonância com as leis vigentes e ancorados no respeito à comunidade e ao meio ambiente, compromissos que marcam a história da Unimed Araguaia, destaca Dr. Péricles Boechat, superintendente da cooperativa médica.

A médica diretora do Instituto de Oncologia Dra. Anne Beatriz destaca que o projeto da Unimed Araguaia tem por objetivo maior promover ações de prevenção ao câncer, além de prestar assistência de saúde de qualidade às pessoas que estão passando por um tratamento oncológico, oferecendo o suporte adequado para cada caso. 

“O Instituto contará com um centro de infusão que beneficiará toda a população do Vale do Araguaia, que atualmente precisa se deslocar para outras regiões para realização de infusão de medicações relacionadas ao tratamento. ” Explica. 

“Pessoas que lutam contra o câncer precisam de cuidados especiais e multidisciplinares. Em muitos casos, o tratamento inclui a aplicação de medicamentos específicos, que precisam ser administrados de forma endovenosa (pelas veias) ou subcutânea (abaixo da primeira camada da pele) como por exemplo quimioterápicos, medicamentos de suporte, drogas imunossupressoras e imunoterápicos.  Um centro de infusão é um espaço adequado para este tipo de procedimento, oferecendo conforto, segurança e a assistência especial necessária nesses casos. ” Finalizou Anne.

Valorização da vida e foco no paciente, serão os dois pilares principais da equipe do Instituto de Oncologia do Araguaia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet