Notícias / Água Boa

02/03/22 às 12:19 / Atualizada: 02/03/22 às 13:33

Falta de energia no interior de Água Boa causa prejuízos a produtores rurais

Concessionária diz que galhos de árvores em contato com a rede elétrica é a causa da falta de energia no P.A Jaraguá.

Falta de energia no interior de Água Boa causa prejuízos a produtores rurais

Produtores rurais de Água Boa relatam prejuízos por falta de energia.

Foto: Reprodução/Agua Boa News

Os apagões no Projeto de Assentamento Jaraguá com mais de 400 lotes viraram rotina chegando a ficar até 48 horas sem energia elétrica, causando prejuízos aos produtores que são assentados da reforma agrária (agricultura familiar).

Em contato com a nossa reportagem, produtores do referido P.A. relataram seus prejuízos com a falta de energia e a demora da concessionária em restabelecer o serviço, pois sobrevivem de atividades que dependem da energia, e no último final de semana o retorno da 'luz' só ocorreu após 40 horas.
 
Valdivino Vilela de Carvalho teve a bomba de água queimada que adquiriu por R$12 mil e o gado ficou sem água. Marcos da Cunha Miranda teve perda dos ovos de sua chocadeira, não conseguiu tirar o leite diário, e teve o leite do resfriador perdido, somando 600 litros de prejuízo. Raimundo Alberto do lote 303 tem a divisão de pastos com cercas elétricas e sempre tem dificuldade para manter os animais para não entraram na parte do lote que foi plantado soja.

 

Em nota a Energisa relatou que os problemas causados na região são oriundos do contato da rede elétrica com árvores:

A Energisa informa que analisou a reclamação da região do Assentamento Jaraguá em Água Boa e esclarece que o fornecimento de energia tem sido impactado pelas interferências de árvores na rede. A empresa reforça que o serviço de poda em vias públicas é de responsabilidade do Poder Público, conforme regulamentação federal. Já em áreas particulares, cabe aos donos promover a poda de árvores próximo à rede elétrica. Nas áreas rurais, a responsabilidade também é dos donos. Por isso, é importante o trabalho de corte preventivo e até mesmo o plantio de árvores adequadas em tamanho, evitando o contato com a rede de energia. A concessionária também está em contato com o Poder Público e encontrará uma melhor solução para o problema.
 
A dificuldade encontrada pelos produtores em realizar podas no perímetro da rede elétrica é por conta da rede estar energizada. Um exemplo ocorre na propriedade do assentado Mário Teruel (foto abaixo), que tem uma moita de bambu no aterro de uma represa que eventualmente há o contato com os fios da rede e chega a sair faíscas, causando oscilação da energia.


Fio de energia encosta na moita de Bambu no lote 64  do sr. Mário Gomes Teruel

 
  • Falta de energia no interior de Água Boa causa prejuízos a produtores rurais

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet