Notícias / Saúde

24/02/22 às 09:11

Hospital de Câncer de MT realiza cirurgia inédita no setor de Pediatria

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Hospital de Câncer de MT realiza cirurgia inédita no setor de Pediatria

Foto: Assessoria

A equipe do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) realizou um procedimento inédito no Setor de Pediatria chamado nefrectomia e cavectomia para retirada de tumor. A pequena Mariany Lavignia, de 10 anos, desenvolveu um tumor maligno no rim direito, chamado tumor de Wilms, que acabou crescendo para dentro da veia cava, veia essa que leva o sangue do corpo para o coração.

Na cirurgia, realizada no dia 17 de fevereiro, foi retirado o rim direito, que não funcionava mais, e ressecada a veia cava inferior. O procedimento foi de alto risco e contou com o envolvimento das equipes de Cirurgia Pediátrica e Adulta, Anestesia e Oncologia Pediátrica do HCanMT, além de uma equipe Vascular convidada.

O procedimento foi pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e contou, inclusive, com um equipamento que Controla Parâmetros Hemodinâmicos chamado PiCCO. O equipamento permite controlar quanto de sangue sai do coração, quanto chega, contração dos vasos, permeabilidade dos vasos, quantidade de água no pulmão e diversos outros dados. O equipamento veio garantir a segurança da criança, que já possuía uma insuficiência cardíaca.

A Mariany está estável e continua sendo acompanhada pela equipe. Em breve ela deverá passar pela Quimioterapia e Radioterapia para consolidar o tratamento e evitar recidiva. “A cirurgia foi um sucesso e envolveu muitas mãos, equipe capacitada e equipamentos de última geração. Ficamos muito felizes em realizar essa cirurgia inédita de ressecção da veia cava e ter sucesso no procedimento”, afirma a Cirurgiã Pediátrica Principal da Cirurgia, Dra. Ananda Passos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet