Notícias / Água Boa

16/02/22 às 19:44

PRF apreende cigarros eletrônicos contrabandeados em Canarana

Além dos cigarros foram apreendidos diversos artigos de tabacaria sem nota fiscal

Assessoria PRF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PRF apreende cigarros eletrônicos contrabandeados em Canarana

Foto: Assessoria PRF

Na tarde de ontem (15.02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização nas proximidades do município de Canarana/MT, quando deu ordem de parada a um veículo de cor cinza, conduzido por um homem.

Durante o procedimento de fiscalização, foram encontrados diversas caixas com produtos de tabacaria: cigarros nacionais, fumos desfiados, rapé, isqueiros, papéis para cigarros, palheiros e 15 cigarros eletrônicos de marcas diversas, o qual é proibido no território nacional conforme Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Diante da situação, o condutor do veículo foi detido, a princípio, pelo crime de contrabando referente aos cigarros eletrônicos os quais são proibidos no Brasil, e foi encaminhado à Polícia Judiciária Civil de Água Boa/MT para os procedimentos cabíveis. Já as outras mercadorias foram encaminhadas à Secretaria de Fazenda (SEFAZ) de Água Boa por estarem desprovidas de notas fiscais, caracterizando o transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem os efeitos desses produtos para a saúde de quem os consome.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet