Notícias / Agricultura

16/01/22 às 19:30

APROSMAT participa de Dia de Campo de Ensaios de Cultivares em Rede de Soja

O próximo Dia de Campo de Ensaios de Cultivares em Rede de Soja acontecerá em Sorriso, na próxima segunda-feira (17/01)

Cairo Lustoza, Pauta Pronta Conteúdo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
APROSMAT participa de Dia de Campo de Ensaios de Cultivares em Rede de Soja

Foto: Assessoria

A Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) participou nesta sexta-feira (14/01) de um dia de campo realizado no campo experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), na cidade de Primavera do Leste (MT), onde foram  demonstrados aos participantes ensaios de cultivares em rede de soja (ECR Soja), com 40 cultivares comerciais em duas épocas de semeadura, contou com a participação de associados da APROSMAT e tem chancela da Fundação Pró-Sementes e parecia com Senar MT.

A gerente de Pesquisas da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl foi a responsável pela condução do projeto neste primeiro ano de ensaios em Mato Grosso, e explicou toda a metodologia empregada no ECR de soja. “Este ano nós estamos testando 40 cultivares comerciais de soja, em quatro tecnologias envolvidas como as cultivares RR IPRO®, Intacta®, Xtend® e Conkesta®. Dentro deste grupo de 40 cultivares, nós instalamos estes ensaios em cinco municípios do Mato Grosso, aqui em Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Sapezal e em Rondonópolis em uma área de pivô, então a ideia é avaliar estas cultivares e disponibilizar os resultados aos produtores, a fim de estar orientando sobre o desempenho das cultivares e as que melhores se encaixam em suas realidades”, destacou.

Além dos fatores de desempenho, os ensaios são realizados em duas épocas de plantio em datas diferentes em cada região, o que garantirá segundo Kassiana mais dados aos produtores na hora de realizar a opção pela cultivar mais rentável. “Além das informações, o ensaio também serve para demonstrar ao produtor que a escolha da cultivar pode representar um ganho ou perda de até 30 sacas por hectare, apenas nesta escolha”, comentou.

O diretor técnico administrativo da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien destaca a imparcialidade das informações obtidas neste tipo de ECR de soja. “O objetivo do trabalho é testar os materiais e eles competirem em um experimento isento com repetições estatísticas, que vão demonstrar com potencial produtivo da cultivar naquela região que está sendo testada. Então isso traz um ganho para o produtor, pois ele poderá escolher a melhor cultivar para a sua condição”, disse.
A APROSMAT na continuidade do fortalecimento do setor sementeiro no Estado auxiliou na viabilização das pesquisas junto a Fundação Pró-Sementes, e Senar MT, o vice-presidente da Associação, Luiz Américo da Costa explica que o projeto se fez necessário pela dinâmica do mercado de sementes e sua evolução. “A ideia surgiu no ano passado basicamente em função de características que estão ocorrendo no mercado de produção de sementes. O planejamento, está sendo criterioso pelo grande número de materiais disponíveis, onde chegamos acima de 150 materiais no mercado para definição de planejamento. Também estamos em um momento de processo de mudança de plataforma de tecnologia, com duas novas plataformas entrando no mercado, e isso faz com que ocorram com rapidez muitos lançamentos de materiais e plataformas, além da dinâmica de informações para se ter um planejamento mais correto possível dentro das propriedades”, finalizou.

O próximo Dia de Campo de Ensaios de Cultivares em Rede de Soja, acontecerá em Sorriso, na próxima segunda-feira (17/01), a partir das 8 horas, no Centro de Treinamento e Difusão tecnológica do IMAmt, situado na rodovia BR 163, km 712.

O projeto de Ensaios de Cultivares em Rede de Soja conta com a realização da Fundação Pró-Sementes, APROSMAT e Senar-MT, e o apoio do IMAmt.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet