Notícias / Meio Ambiente

03/01/22 às 22:29

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza soltura 3 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia

O projeto busca promover o repovoamento de tartarugas na região

Assessoria | CBMMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza soltura 3 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia

Foto: Assessoria

As águas do Rio Araguaia ganharam mais vida com a soltura de 3 mil filhotes de tartarugas, nesta terça-feira 28.12, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Essa ação é resultado de um projeto ambiental coordenado pelo Instituto “Assis Araguaia”, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), através do Comando Regional Bombeiro Militar - IV (CRBM-IV) e Prefeitura de Barra do Garças.

O projeto consiste em trabalhar o repovoamento da tartaruga da Amazônia na região do Vale do Araguaia por meio do processo de transferência e monitoramento de ovos e filhotes, protegendo a espécie da ação predatória humana, obedecendo à legislação vigente e integrando a comunidade com o meio ambiente.

Nessa espécie, a cada 100 ovos, apenas 2 tartarugas chegam a fase adulta devido ao processo predatório. Através do projeto, estima-se que 60 por cento dos ovos coletados chegaram a fase adulta e repovoarão o rio Araguaia.
 

 
Este projeto contempla uma praia artificial e um berçário que permite o nascimento das tartarugas em ambiente seguro e protegido da ação. Com isso, podemos realizar ações de educação ambiental com a comunidade trazendo as escolas para conhecer o projeto.

Assim, essa integração permitirá a comunidade de Barra do Garças refletir sobre suas ações e atitudes na preservação do meio ambiente, levando para cada casa através dos alunos uma pequena semente de sustentabilidade e consciência ambiental que poderá gerar frutos para serem colhidos no futuro.

O Comandante Regional Bombeiro Militar - IV, TC BM Neto, ressalta a importância da parceria com as demais instituições e avalia o projeto como uma ação de sucesso que pode gerar uma relação de sustentabilidade entre o cidadão e o meio ambiente. O CRBM-IV e a 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar, Unidade Operacional de Barra do Garças, abraçaram a ideia em julho de 2021 e trabalharam para concluir a missão com a soltura de 3 mil tartarugas da Amazônia no rio ARAGUAIA.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet