Notícias / Meio Ambiente

03/01/22 às 22:29

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza soltura 3 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia

O projeto busca promover o repovoamento de tartarugas na região

Assessoria | CBMMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza soltura 3 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia

Foto: Assessoria

As águas do Rio Araguaia ganharam mais vida com a soltura de 3 mil filhotes de tartarugas, nesta terça-feira 28.12, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Essa ação é resultado de um projeto ambiental coordenado pelo Instituto “Assis Araguaia”, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), através do Comando Regional Bombeiro Militar - IV (CRBM-IV) e Prefeitura de Barra do Garças.

O projeto consiste em trabalhar o repovoamento da tartaruga da Amazônia na região do Vale do Araguaia por meio do processo de transferência e monitoramento de ovos e filhotes, protegendo a espécie da ação predatória humana, obedecendo à legislação vigente e integrando a comunidade com o meio ambiente.

Nessa espécie, a cada 100 ovos, apenas 2 tartarugas chegam a fase adulta devido ao processo predatório. Através do projeto, estima-se que 60 por cento dos ovos coletados chegaram a fase adulta e repovoarão o rio Araguaia.
 

 
Este projeto contempla uma praia artificial e um berçário que permite o nascimento das tartarugas em ambiente seguro e protegido da ação. Com isso, podemos realizar ações de educação ambiental com a comunidade trazendo as escolas para conhecer o projeto.

Assim, essa integração permitirá a comunidade de Barra do Garças refletir sobre suas ações e atitudes na preservação do meio ambiente, levando para cada casa através dos alunos uma pequena semente de sustentabilidade e consciência ambiental que poderá gerar frutos para serem colhidos no futuro.

O Comandante Regional Bombeiro Militar - IV, TC BM Neto, ressalta a importância da parceria com as demais instituições e avalia o projeto como uma ação de sucesso que pode gerar uma relação de sustentabilidade entre o cidadão e o meio ambiente. O CRBM-IV e a 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar, Unidade Operacional de Barra do Garças, abraçaram a ideia em julho de 2021 e trabalharam para concluir a missão com a soltura de 3 mil tartarugas da Amazônia no rio ARAGUAIA.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet