Notícias / Meio Ambiente

31/12/21 às 20:27

Baleia de 16 metros de comprimento morre encalhada na ilha do Marajó no Pará

Ver-o-Fato

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Baleia de 16 metros de comprimento morre encalhada na ilha do Marajó no Pará

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) do município de Chaves informou que a baleia encalhada próximo da Ilha Caviana acabou morrendo após mais de 10 horas parada no local.
Moradores da região ainda se mobilizaram para ajudar o animal da espécie Fin, que tinha um pouco mais de 16 metros de comprimento.
A baleia morreu pouco antes das 19h, confirmou o secretário de meio ambiente de Chaves, Evandro Cunha. Conforme apontou a Semma, o encalhe ocorreu entre as ilhas Caviana e Camaleão, a cerca de 22 quilômetros da sede de Chaves, por conta da maré baixa do rio Amazonas, em um trecho que passa pelo município. A suspeita é que o animal já estivesse debilitado quando encalhou.
“Ela é uma espécie que todo ano há uma migração para as águas quentes, para que elas possam parir. Como a foz daqui fica muito próxima ao oceano Atlântico, é comum elas se perderem nas correntes. O rio Amazonas é um rio grande e consegue sugar essas baleias para dentro, quando elas chegam no rio, percebem que se perderam do grupo de outras baleias e ficam à deriva”, explicou o secretário.
A Semma também informou que agora fará um trabalho rápido de remoção da baleia morta do local, pois teme que haja contaminação ambiental. Ainda não há informações sobre o que levou o mamífero até o local.

Com informações do G1 Pará e Semma de Chaves

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet