Notícias / Notícias Gerais

17/12/21 às 09:30 / Atualizada: 17/12/21 às 09:44

Bebê engasgado é salvo por bombeiro militar de serviço em Nova Mutum

Toda a ação foi filmada por uma câmera de segurança que se encontrava no pátio da companhia.

Bebê engasgado é salvo por bombeiro militar de serviço em Nova Mutum

Foto: CBMMT

Na segunda-feira (13/12), por volta das 08h, um carro adentrou no pátio da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM), na qual desceu do carro uma mulher com uma criança nos braços, e um homem, que estava conduzindo o veículo. Segundo a mulher, a criança, de um ano de idade, sexo masculino, estaria engasgada.

O fato aconteceu no município de Nova Mutum. Toda a ação foi filmada por uma câmera de segurança que se encontrava no pátio da companhia.

Ao perceber que ela já estava desacordada e não respirava, rapidamente o bombeiro militar, que também se encontrava no pátio da companhia e que havia sido abordado pelos pais do bebê, tomou-a em seus braços e iniciou a manobra de desobstrução das vias áreas (manobra de Heimlich).

Após serem realizadas algumas tapotagens, percebeu-se que uma secreção havia saído da boca e nariz da criança, na qual voltou a respirar, porém ainda não havia retornado a consciência.

“Estávamos na passagem de serviço quando me deparei com um carro entrando na contra mão e buzinando. Ele parou dentro do quartel e ao abrir a porta, me deparei com a mãe chorando desesperada falando que seu filho estava engasgado. No mesmo momento peguei a criança, que já estava roxa e desacordada, e a posicionei para realizar corretamente a manobra de Heimlich. Após algumas tapotagens a criança acordou e voltou a respirar. Depois disto, encaminhamos a criança para o hospital Hilda Stranger”, relatou o bombeiro militar que atendeu o acidente SD BM Daniel Antonio Scaravelli.

Segundo relatos da equipe médica que atendeu o bebê aos bombeiros que a levaram, não havia sinais de engasgo por objeto, porém desconfiavam ter sido uma possível convulsão, o que poderia ter ocasionado uma bronco aspiração da saliva, vindo a resultar em uma parada cardíaca devido a entrado do líquido nos alvéolos pulmonares.

Devido à manobra utilizada para a desobstrução das vias áreas, a saliva que se encontrava nos alvéolos pulmonares pôde ser expelida, possibilitando dessa forma a retomada da respiração e dos batimentos cardíacos.

Foto: CBMMT
(Assessoria BMMT por SD BM Dias e SD BM Scaravelli)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet