Notícias / Saúde

21/01/16 às 19:57

Como cuidar do seu animal de estimação no calor

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O verão é uma estação propícia para a diversão. É o momento em que os brasileiros aproveitam para ir a lugares abertos e bem arejados, dando preferência para atividades ao ar livre e roupas mais frescas. Muitas vezes os animais de estimação acabam acompanhando essas atividades, como em passeios no parque ou uma caminhada no final da tarde.
 
No entanto, os bichinhos precisam de cuidados específicos, principalmente aqueles que possuem uma longa camada de pelos. O desconforto térmico pode ser ainda maior para os animais de pelo, uma vez que eles estão mais preparados para suportar o frio, mas não possuem um organismo preparado para as altas temperaturas. Por isso, é responsabilidade de seus donos garantir que eles se sintam mais confortáveis e seguros, já que algumas situações extremas podem até mesmo interferir na saúde dos amigos peludos.
 
Banho e tosa
O verão é o momento mais adequado para que os animais recebam o banho e a tosa, livrando-se da camada de pelos que pode ser extremamente desconfortável. Nesse sentido, o que mais vale é o conforto do seu animal, por isso não fique preocupado com a aparência dele sem pelos.
 
Entre em contato com o médico veterinário ou outro profissional de sua confiança para saber qual é a melhor tosa para o seu animalzinho e, então, busque um lugar seguro que realize o procedimento.
 
Controle da temperatura em áreas fechadas
Durante o verão, as áreas abertas muitas vezes podem apresentar temperaturas mais altas do que em lugares fechados - que podem contar com equipamentos para refrescar o ambiente. Por isso, verifique se o seu animalzinho está confortável no lugar onde ele costuma ficar, considerando deixá-lo dentro de casa perto do ventilador ou de um ar-condicionado.
 
Existem vários modelos destes equipamentos. No caso de um ar-condicionado que você pode regular a temperatura, certifique-se de que ele está em uma temperatura agradável e não abuse do instrumento, pois ele pode ressecar as vias respiratórias do seu cão ou gato, facilitando o aparecimento de doenças.
 
Cuidado ao sair na rua
Se o seu cão ou gato gosta de passear na rua, ou até mesmo em parques, cuidado com o horário para realizar a atividade. Muitas vezes o chão fica muito quente por causa do sol, machucando as patinhas dos seus amigos peludos. Espere até um horário em que o piso está mais frio ou, então, coloque calçados próprios nos animais.
 
Alimentos adequados e água fresca

Cuide também da alimentação dos animais. No calor, é preciso prestar atenção na validade da ração e outros alimentos que complementam a dieta. Além disso, observe sempre a qualidade da água que você serve para os animais, buscando trocá-la com frequência, evitando que ela fique muito quente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet