Notícias / Policial

07/12/21 às 19:49

PRF apreende veículo transportando carga de produto florestal ilegal em Barra do Garças

O produto florestal era transportado em um caminhão atrelado a um semirreboque.

PRF apreende veículo transportando carga de produto florestal ilegal em Barra do Garças

Foto: PRF MT

Neste domingo (05.12), por volta das 09 horas, na BR 070, em Barra do Garças, a Polícia Rodoviária Federal abordou um caminhão Mercedes Benz, de cor branca, tracionando um semirreboque transportando produto florestal (Madeira Serrada) de Porto Velho-RO para Anápolis-GO.

Os policiais solicitaram os documentos fiscais e ambientais da carga, sendo entregue pelo motorista a nota fiscal e o Documento de Origem Florestal (DOF) da mercadoria.

Em consulta ao sistema do IBAMA, com o código de controle do DOF, o mesmo era válido e, a princípio, condizente com o material transportado na carreta. Contudo, os policiais, com apoio de profissionais do INDEA, conseguiram descobrir que as espécies de madeira transportadas não eram as mesmas descritas no documento florestal, dessa forma, tornando ilícita a mercadoria.

Em suma, de acordo com os preceitos da legislação ambiental, os documentos florestais que apresentam esses tipos de divergências são considerados inválidos para todos os efeitos, configurando a ilegalidade da carga.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) que será encaminhado ao Ministério Público Estadual da Comarca de Barra do Garças. O veículo e a carga de madeira foram apreendidos.

(Assessoria)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet