Notícias / Barra do Garças

03/12/21 às 15:30

Cachorra de resgate de Barra do Garças está entre as melhores da América Latina

Mais duas cadelas de Mato Grosso alcançaram esse feito Mel e Luna após avaliação de LigaBom.

Araguaia Notícia

com redação Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Cachorra de resgate de Barra do Garças está entre as melhores da América Latina

Foto: CBMMT via Araguaia Notícia

A equipe de busca e resgate com cães do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças-MT está entre as melhores do Brasil e a cachorra Kendra, da raça belga malinois, de 4 anos de idade, conseguiu se classificar entre as melhores da América Latina em resgate com cães. A Kendra é instruída e acompanhada pelo sargento Sousa. 

Mato Grosso ainda teve mais duas cadelas entre as melhores da América Latina: Mel, que é de Jaciara, e a Luna, que é de Cuiabá. Durante avaliação recente, a equipe dos bombeiros do Araguaia composta pelos sargentos Tavares e Sousa; e os soldados Luiz Carlos, Danielle, Almeida e David teve um excelente desempenho.

A avaliação foi realizada no período de  21 a 25 de novembro, em Cuiabá-MT, da Prova Operativa Nacional de Certificação de cães por Equipes. Certificação essa com padrões internacionais, que habilitam equipes e cães a participarem de ocorrências em todo o Brasil e no exterior. A prova faz parte do  maior evento do Brasil de Busca e Resgate com Cães em Cuiaba/MT. A Certificação Nacional de Cães por Equipe pela LigaBom.

"Somos parte ddesta equipe seleta do Brasil. Por uma vida, todo sacrifício é dever", destacou o sargento Sousa, da equipe de Barra do Garças. É bom ressaltar com palavras do tenente-coronel Parizotto, de Santa Catarina, a maior autoridade no Brasil sobre este assunto, ao destacar que os cachorros de Mato Grosso estão entre os melhores cachorros da América Latina e que a equpe dos bombeiros de Barra do Garcas é a maior referência de busca e salvamento com cães do Brasil.

Uma Simulação com duração de 72 horas, com seis cenários diferentes e 12 vítimas, foi aplicado para os militaes e cães avaliados. Participaram do evento militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, a equipe de Barra do Garcas composta por 6 Bombeiros e 3 cães e teve que manter autonomia própria nesse tempo (alimentação, acampamento, etc).

A prova envolve uma avaliação criteriosa de vários aspectos da equipe como por exemplo: logística, deslocamento da equipe, prova de APH humano e canino, estratégia de busca e a localização das vítimas. 

É bom relatar que umas das provas as equipes tiveram que se deslocarem cerca de 170 km da base  até a Serra das Araras, onde a equipe teve que percorrer a pé cerca de 7 KM até chegar no local das buscas e subir uma serra carregando os cachorros para não serem prejudicados na buscas das vítimas.

Depois de muito suor conseguimos a tão sonhada certificação da equipe pela @ligabomoficial. Um grande passo na nossa história do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso alçando o maior nível da prova. 
  • Cachorra de resgate de Barra do Garças está entre as melhores da América Latina
  • Cachorra de resgate de Barra do Garças está entre as melhores da América Latina
  • Cachorra de resgate de Barra do Garças está entre as melhores da América Latina
  • Cachorra de resgate de Barra do Garças está entre as melhores da América Latina

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet