Notícias / Saúde

19/01/16 às 09:53

Cidade de MT usa arma biológica para combater mosquito da dengue

O Documento

Edição: Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Cidade de MT usa arma biológica para combater mosquito da dengue

Foto: O Documento

Para combater o mosquito Aedes aegypti, Diamantino realiza o plantio de sementes da leguminosa conhecida como crotalária juncea, plantada nos quintais da cidade age como cobertura natural. Ao  florescer, atrai o inseto voador conhecido como libélula, que coloca seus ovos em água parada e limpa. Se no local tiver larvas do Aedes elas serão “comidas” pela libélula. Além disso, a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito Aedes.

Diariamente o técnico ambiental Valdecir de Souza acompanha o crescimento da crotalária e faz o mapeamento por região dos casos de dengue após o plantio da leguminosa.

No bairro Buriti, a moradora Neuza tem a espécie como item obrigatório no jardim, além de florescer e embelezar o quintal, fica prevenida contra o mosquito.

Além da estratégia biológica, de acordo com dados da Vigilância Ambiental, até o momento foram recolhidos 211 caminhões de entulhos nos mutirões que ocorreram nos bairros: Jardim Alvorada, São Benedito, Cohab Morumbi, Conceição, Jardim Eldorado, bairro da Ponte. Em sequencia o mutirão  será realizado nos bairros Centro, Jardim Guaraná, Popino, Pedregal, Vale do Sol, Pedreira, Buriti, Primavera, Cohab Mário Mendes, Bom Jesus e Centro  do bairro Novo Diamantino. 

A secretária municipal de Saúde e Vigilância Sanitária Adélia Maria dos Santos enfatizou que a força tarefa contra os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus é prioridade e envolve parceria com empresas privadas, como, por exemplo, a cooperativa de créditos Sicredi Ouro Verde e Águas de Diamantino. O município realiza a campanha ‘Casa Limpa, Poupança Cheia’ que sorteará de fevereiro a novembro 10 poupanças no valor de R$ 500 para residências sem foco do mosquito.

“Também temos uma parceria com a Reciclanip e todos os pneus inservíveis em Diamantino são recolhidos em ecopontos e ganham destinação correta, viram até asfalto. Somente no início do ano foram recolhidos mais de 980 pneus. Empregamos todo o esforço para deixar nossa cidade limpa”, destacou.

O prefeito Juviano Lincoln lembrou que os casos de dengue, chikungunya e zika vírus não são alarmantes em Diamantino. “Estamos bem longe disso, mas nosso trabalho de prevenção é incessante.  Tivemos 54 notificações de dengue  e nenhuma confirmação. Não queremos ter o problema, então não precisamos de dados preocupantes para agir. O combate tem que ser feito diariamente e com educação em saúde nas residências”, pontuou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet