Notícias / Governo de MT

03/11/21 às 16:25

Após visita de Mauro Mendes, Governo de Mato Grosso está instalando mais de 30 sistemas de água em aldeias do Xingu

Rafael Govari para OPioneiro.

Imprimir Enviar para um amigo
CANARANA – O Xingu possui uma das maiores diversidades de etnias e é um dos territórios indígenas mais famosos do mundo. Com uma população de mais de oito mil pessoas, espalhadas por 132 aldeias em uma área do mesmo tamanho do estado do Alagoas, são enormes os desafios para levar serviços básicos aos indígenas, principalmente na área da saúde.


Governador Mauro Mendes no Xingu; Imagem – Reprodução.
 
Responsável na atenção básica, o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xingu, vinculado ao Governo Federal, tem recebido também o apoio do Governo do Estado nas demandas. No dia 12 de julho desse ano, o governador Mauro Mendes e a primeira dama Virginia Mendes, estiveram no Território Indígena do Xingu (TIX), onde anunciaram investimentos que já estão acontecendo.

Em entrevista ao OPioneiro, o coordenador do Dsei, Quintanilha Silva, disse que Mauro Mendes esteve no Xingu a convite, para acompanhar o início dos trabalhos dos Doutores da Amazônia, iniciativa que, por vários dias, levou atendimento médico de média e alta complexidade, como dentário, saúde da mulher, saúde infantil e cardiologia, para quase três mil indígenas, realizando mais de nove mil procedimentos.


Coordenador do Dsei Xingu, Quintanilha Silva; Foto – OPioneiro.

Depois do Polo Leonardo, o governador se dirigiu até a aldeia Yawalapiti, para acompanhar uma apresentação cultural. Na oportunidade, lideranças conversaram com Mauro Mendes e pediram apoio em algumas demandas, como melhoria em estradas, construção de pontes, revitalização do Polo Leonardo e implantação de sistemas de água.

“De pronto o governador já disponibilizou uma patrola e 30 mil litros de óleo diesel, que inclusive estão realizando serviços dentro do Xingu. As duas pontes solicitadas é para atender ao trecho entre o Polo Leonardo e a cidade de Gaúcha do Norte”, disse. Conforme Quintanilha, o Governo do Estado também assumiu o compromisso de revitalizar o Polo Leonardo, onde está a casa dos irmãos Vilas Boas, que deve ser transformada em um espaço cultural.


Governador Mauro Mendes no Xingu; Imagem – Reprodução.

Posteriormente, o coordenador teve uma outra conversa com o governador e pediu o apoio para a instalação de sistemas de água. “Esse é o nosso Calcanhar de Aquiles, que é a água potável dentro do território, pois saúde começa com água de qualidade. Expus que nossa demanda era de pelo menos de 54 sistemas”, relatou. O sistema conta com poço, bomba, placa solar e reservatório.

Quintanilha explicou que o distrito irá atender a demanda de 18 sistemas e que faltariam ainda 36. “O governador me perguntou: é só disso que você precisa? E de pronto disse que ia dar a solução. Não mentiu. Na semana seguinte uma equipe do Governo do Estado chegou e já deu início aos trabalhos. Nossa previsão é instalar pelo menos 10 sistemas ainda em 2021. Mauro Mendes tem palavra mesmo”, disse.


Coordenador do Dsei Xingu, Quintanilha Silva; Foto – OPioneiro.


O orçamento anual do Dsei Xingu gira em torno de 30 milhões de reais, custeados pelo Governo Federal. Mas devido a demanda e às distâncias, a parceria com as prefeituras dos nove municípios ao entorno do território, bem como o Governo de Mato Grosso, é extremamente importante para poder levar serviços básicos à população indígena.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet