Notícias / Empresas

30/10/21 às 11:25 / Atualizada: 30/10/21 às 11:42

Sebrae/MT e Facmat se unem para ampliar atendimento aos empreendedores

Por meio dos postos de atendimento Sebrae Aqui, as Associações Comerciais do Estado, sob a liderança da Federação das Associações Comerciais, poderão incluir em seu portfólio soluções de capacitação e orientação empresarial do Sebrae/MT

Larissa Klein / Assessoria Sebrae

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Sebrae/MT e Facmat se unem para ampliar atendimento aos empreendedores

Legenda foto: Sebrae/MT e Facmat assinaram protocolo de intenções para ampliar os serviços de capacitação e orientação empresarial aos empreendedores e empresários do Estado

Foto: FacmatFacmat

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) assinaram nesta quinta-feira (28.10), protocolo de intenções para ampliar os serviços de capacitação e orientação empresarial aos empreendedores e empresários do Estado, por meio da Rede de Atendimento Sebrae Aqui. A cerimônia de assinatura aconteceu durante o Encontro Estadual das Associações Comerciais e a Feira do Empreendedor, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O objetivo da parceria é oferecer produtos, serviços e informações aos pequenos negócios, por meio do posto de atendimento presencial, Sebrae Aqui. Além de contribuir para o fortalecimento da cultura empreendedora, apoiar o fortalecimento de cadeias produtivas com a presença de pequenos negócios e apoiar o processo de desenvolvimento local sustentável.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, a parceria com a Facmat é uma das estratégias para expansão da rede de parceiros do Sebrae/MT.

“A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos, uma rede que pode aumentar expressivamente nossa capacidade de atendimento presencial aos milhares de empreendedores que já têm ou pensam em abrir um pequeno negócio em Mato Grosso. É um casamento perfeito, pois junta a instituição que representa os empresários com o Sebrae, que tem a competência para agregar conhecimentos técnicos gerenciais. Esperamos que aqueles que aderirem ao Sebrae Aqui possam aumentar o fluxo de associados ao mesmo tempo em que irão oferecer um serviço com a garantia de qualidade e experiência que o Sebrae é conhecido”, pontuou.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, ainda destacou que com a parceria existe a possibilidade de abrir 56 novos postos de atendimento do Sebrae aos pequenos negócios. “As associações podem se tornar um braço do Sebrae, se interligar ao sistema, o que dará acesso a todo tipo de informação que irá ajudar os empresários a tocarem seus negócios ou a investirem em novos negócios. As Associações Comerciais já são referência, com essa parceria elas serão mais ainda. Por isso convidamos a todos a conhecerem mais sobre o Sebrae Aqui, uma oportunidade de ampliar significativamente o alcance das ações e contribuir com o desenvolvimento local dos municípios onde estamos presentes”, destacou.

Para falar sobre os benefícios da parceria, o presidente da Associação Comercial de Pontes e Lacerda (ACEPL), Eridson Vieira, concedeu um depoimento aos presentes sobre a abertura, no último dia 28 de setembro, do posto de atendimento presencial, Sebrae Aqui, na Associação Comercial.

“Um dos pontos que tivemos acesso, foi aos dados locais, como o fato de Pontes e Lacerda possuir mais de 3600 MEIs e quase 2000 micro, pequenas e grandes empresas. Ao verificarmos que os MEIs são a grande maioria no nosso município, buscamos soluções para trazê-los para dentro da associação, como um valor diferenciado. Além disso, já estamos estudando cursos e capacitações para oferecer aos pequenos empresários, assim como estamos preparando para o próximo ano, uma feira de varejo, no qual o Sebrae realizará a qualificação dos empresários. Realmente é uma parceria diferenciada e foi um ganho muito grande para todos do município”, contou.

Sebrae Aqui

É um canal presencial de atendimento, integrante da Rede Estendida do Sebrae/MT, sob gestão operacional de parceiros, orientados tecnicamente pelo Sebrae. Essas parcerias podem ser realizadas com entidades públicas e privadas que atuem diretamente no atendimento e/ou apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo.

O gerente de Comunicação e Relacionamento do Sebrae MT, Fernando Holanda, explicou aos presentes a associação que tiver interesse em ter um ponto de atendimento do Sebrae Aqui deverá assinar o termo de adesão. “O mais importante é que não possui custos. A entidade seleciona um colaborador para ser capacitado e ele promoverá o atendimento dentro da Associação Comercial. E ainda todos os programas do Sebrae estarão disponíveis para aqueles que forem atendidos na Associação Comercial”. 

Fernando pontuou ainda que o Sebrae também disponibiliza um plano de trabalho, que contém: um plano de capacitação da Rede de parceiros Sebrae (são cerca de 136 horas de capacitação) e acesso ao sistema de atendimento Sebrae.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet