Notícias / Saúde

25/10/21 às 09:59

Outubro Prateado - Escola de Saúde Pública promove seminário voltado à pessoa idosa

Rose Velasco | SES-MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Outubro Prateado - Escola de Saúde Pública promove seminário voltado à pessoa idosa

A programação será transmitida ao vivo das 13h30 às 17h30, pelo canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) no Youtube.

Foto: Ascom| SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, promove, nesta segunda-feira (25.10), a partir das 13h30, o Seminário Outubro Prateado com tema Longevidade e Saúde, em alusão ao Dia do Idoso, ocorrido em 1º de outubro.

O evento conta com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Denise e da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UAPI-Unifesp), Campus São Paulo.

De acordo com a Diretora da Escola de Saúde Pública/ESPMT, o objetivo do seminário é promover uma discussão acerca do envelhecimento saudável, de forma a desvendar mitos e reforçar os aspectos positivos da velhice. 

O evento também trará contribuições sobre a saúde mental no processo de envelhecimento saudável. Embora muitas pessoas idosas sejam acometidas por doenças ao longo da vida, a velhice não é uma doença, e como enfatiza a psicóloga doutora Claudia Ajzen “sempre é possível aprender algo novo durante a vida, e que toda atividade de aprendizagem pode ser realizada em diferentes lugares e tempos”.

O envelhecimento faz parte de um ciclo natural e, conforme as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, são necessários cuidados, atendimento digno e respeitoso, com manutenção da capacidade funcional para viver com autonomia e independência.

A programação será transmitida ao vivo das 13h30 às 17h30, pelo canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) no Youtube. O seminário é direcionado aos gestores, profissionais de diversas áreas e níveis de atenção à pessoa idosa, pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral. A ESP vai emitir declaração de participação.

Confira a programação do evento

13h30 – 14h – Boas vindas

14h – 17h30

Palestra: “Educação continuada e envelhecimento saudável” 

Profa Dra. Claudia Ajzen – Psicóloga. Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora Afiliada à Disciplina de Geriatria e Gerontologia – UNIFESP. Coordenadora da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UAPI) – UNIFESP Campus São Paulo (SP).

Palestra: “A importância do cuidar da saúde mental na pessoa idosa” 

Especialista Isabella Sena Viveiros Coutinho do Nascimento. Psicóloga e Hipnoterapeuta. Especialista em Saúde Pública. Psicóloga responsável pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Denise (MT).

Mediação: Rita Meurer Victor

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela UFSC. Doutoranda em Psicanálise pela UERJ. Técnica da SES-MT - atua na Coordenadoria de Ensino Pesquisa e Extensão da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Coordenação e Mediação: Leila Auxiliadora José de Sant’ Ana. Assistente Social. Doutora em Gerontologia pela UNICAMP. Técnica da SES-MT, atua na Coordenadoria de Ensino Pesquisa e Extensão da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Pessoas preconceituosas

      Atualmente diminuiu a quantidade de pessoas preconceituosas, e as atrações homoafetivas não precisam serem mais as escondidas. Se somos filhos do mesmo Pai e portando irmãos de jornada...

 
 
 
 
Sitevip Internet