Notícias / Turismo

22/10/21 às 12:10 / Atualizada: 22/10/21 às 12:21

'Finalmente temos um governador que possui um olhar diferente para o turismo', diz secretário em evento no Araguaia

Rafael Govari

OPioneiro.

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Xavantina - Uma equipe da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), liderada pelo secretário Jefferson Moreno, está percorrendo municípios do Mato Grosso para divulgar as ações da pasta e fomentar o turismo. Na quinta-feira (21), a equipe esteve em Nova Xavantina-MT, que sediou um encontro da Instância de Governança Regional (IGR) Portal do Araguaia.


Secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno; Foto – OP.
 
O objetivo do encontro, que teve a participação de representantes de prefeituras e empresários do setor, foi a formalização da IGR, que pretende construir um plano regional para cadastrar pontos turísticos e serviços, além de criar uma rota abrangendo potencialidades de vários municípios, para que o turista possa visitar diversos atrativos.

Para compreender melhor o foco dos trabalhos da IGR, se trata de oferecer para o visitante, atrações como pontos turísticos, eventos e experiências, abrangendo diversos municípios do Araguaia, para que o turista possa fazer um passeio programado pela região, tendo suporte, translado, hotéis e restaurantes com serviços de qualidade.

Conforme Jefferson Moreno, a Seadtur está trabalhando em várias frentes para fomentar o turismo em todo o Mato Grosso, com ações que vão desde a formalização das instâncias de governança, a capacitações de profissionais do setor, levantamento de dados, criação de um portal para divulgação dos atrativos, além de investimentos em obras voltadas ao turismo.


Interlocutora regional e secretária de Turismo de Canarana, Marilei Bier, em discurso durante o evento; Foto – OP.

“Depois de 20 anos, finalmente temos um governador que possui um olhar diferente para o turismo, que acredita no potencial do Mato Grosso. Estamos fazendo mais de 300 milhões de reais em investimentos diretos nesse setor no primeiro lote. E Mauro Mendes já falou que dinheiro não vai faltar e que vamos discutir em breve novos aportes”, disse Moreno.

No Vale do Araguaia, o secretário adjunto disse que o Governo do Estado quer fazer investimentos nas orlas das cidades São Félix do Araguaia e de Luciara, ambas no Norte da região, que ficam ao lado do rio Araguaia. Já o município de Canarana, no Médio Araguaia, receberá incentivos para promoção do ecoturismo indígena.

Para Jefferson, que já veio pescar em pousadas de Canarana, o Vale do Araguaia tem grande potencial turístico, mas que ainda precisa ler lapidado. “Estamos fazendo um trabalho conjunto entre Governo do Estado, prefeituras e empresários, para lapidar essa pérola e colocar nas prateleiras das agências. A formalização da IGR e a criação do plano regional são muito importantes para esse objetivo”, explicou.

Moreno comparou que o turista de Mato Grosso viaja para longe, mas muitas vezes não conhece o próprio estado. “Precisamos nos empoderar do que temos de belo. Se a gente consegue se programar para ir para a praia no litoral, conseguimos nos programar para ir às praias do rio Araguaia, para conhecer a maravilha que é o nosso estado”, disse.


Encontro da Instância de Governança Regional (IGR) Portal do Araguaia; Foto – OP.

Além da equipe do Governo do Estado, participaram do encontro em Nova Xavantina, representantes do setor do turismo de 10 municípios da região. Marilei Bier, interlocutora regional e secretária de Turismo de Canarana, coordenou os trabalhos da IGR. O prefeito de Nova Xavantina, João Bang, também acompanhou o evento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet