Notícias / Governo Federal

19/10/21 às 07:41 / Atualizada: 19/10/21 às 07:56

Trecho da Fico de Água Boa até Lucas do Rio Verde tem pedido de operacionalização feito junto ao Governo Federal

Até esta quinta-feira (23) 14 pedidos para construir e operar uma ferrovia no país haviam sido protocolados por investidores privados

Celso Ferreira Nery

CenárioMT

Imprimir Enviar para um amigo
Trecho da Fico de Água Boa até Lucas do Rio Verde tem pedido de operacionalização feito junto ao Governo Federal

Todas as solicitações apresentadas até o momento seguem em análise pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT)

Foto: Arte/MInfra

O trecho da Ferrovia de Integração Centro Oeste entre Água Boa e Lucas do Rio Verde teve protocolado junto ao Governo Federal pedido para construção e operacionalização. Até esta quinta-feira (23) foram apresentados 14 requerimentos de investidores privados. O procedimento foi estabelecido na Medida Provisória 1.065/2021. Com isso, sobe para R$ 80,5 bilhões o total de investimentos previstos no modal, com 5.360 quilômetros de novos trilhos, cruzando 12 unidades da Federação.

O mecanismo de autorização ferroviária visa reduzir a burocracia dos procedimentos exigidos para permitir a entrada de operadores privados no setor. Com as autorizações, o Governo Federal espera elevar dos atuais 20% para 40% a participação do modal na matriz nacional de transportes até 2035.

Do total de requerimentos apresentados para novos segmentos, via autorização, o MInfra já publicou 12 na edição da última sexta-feira (17) do Diário Oficial da União. A partir de agora, os pedidos serão analisados pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), sob a luz da MP 1.065/2021.

O ministro de Infraestrutura Tarcísio Freitas comemorou o número de pedidos de novas ferrovias. “No dia do lançamento da medida provisória, nós recebemos 10 pedidos de autorização, a gente já está com 14 e caminhando para 19, 20, em muito pouco tempo. O resultado está sendo extremamente positivo”, afirmou.

 
Após o 14º requerimento de autorização para construção e operação de ferrovia, o valor de investimentos previstos chegou a R$ 80,5 bilhões. São 5.360 quilômetros de novos trilhos, cruzando 12 unidades da Federação. “É uma forma da gente mitigar o problema da falta de equilíbrio da matriz de transportes. Uma forma rápida, uma forma extremamente leve, sem burocracia. Então a gente está desburocratizando o setor e, com esse boom, a gente deve chegar em 2035 com uma participação do modal ferroviário da matriz de transporte de 40%”, disse.

Confira a relação de todos os requerimentos apresentados até aqui:

Água Boa/MT – Lucas do Rio Verde/MT: 557 km de extensão

Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão;

Estreito/MA – Balsas/MA: 245 km de extensão;

Shortline entre Perequê/SP – TIPLAN/Porto de Santos/SP: 8 km de extensão;

Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão;
 
Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão;

Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão;

Cascavel/PR a Chapecó /SC: 286 km de extensão;

Açailândia/MA – Alcântara/MA: 520 km de extensão;

São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 420 km de extensão;

Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão;

Terminal Intermodal em Santo André: 7 km de extensão;

Presidente Kennedy (ES) – Conceição do Mato Dentro/Sete Lagoas (MG): 610 km de extensão e a

Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK) – de Barra de São Francisco (ES) a Brasília (DF): 1.108 km de extensão.


Com Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet