Notícias / Nacional

15/01/16 às 23:38 / Atualizada: 15/01/16 às 23:48

Ocupação ilegal: famílias têm 10 dias para deixar Terra Indígena

Força Nacional está na região para acompanhar a desocupação. Local faz parte do complexo de terras indígenas afetadas por Belo Monte

EBC

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Ocupação ilegal: famílias têm 10 dias para deixar Terra Indígena

Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Famílias que ocupam ilegalmente a Terra Indígena Apyterewa, no Pará, têm 10 dias para deixar o local. A notificação judicial chegou nessa quinta-feira (15). Homens da Força Nacional estão na reserva para garantir a segurança durante a desocupação.
 
Um decreto de 2007 garantiu aos índios o direito de ocuparem a área. O local faz parte do complexo de terras indígenas afetadas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A regularização da região é uma das condicionantes para a liberação do licenciamento ambiental do empreendimento.
 
O diretor-regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Marco Reis, afirma que faltou vontade política para acelerar o processo de desocupação.

 
"Seja da completa degradação do território a grande ocupação de trabalhadores rurais; este apoderamento dos madeireiros certamente é consequência da omissão e conivência do estado brasileiro quando não cumpriu antes de Belo Monte e depois de não implementar as medidas de compensação e no caso fazer a garantia deste território.”
 
Marco Reis reclama ainda da falta de áreas para realocar os não índios que agiram de boa fé; do orçamento deficitário da Funai e das altas indenizações cobradas pelos grandes proprietários para deixarem o local.
 
Em nota, a Funai declarou que todos os não índios devem sair do local, mesmo aqueles que ocuparam o território antes de 2001, quando a região foi declarada de ocupação tradicional Paracanã. A Fundação afirma ainda que já gastou R$ 4,5 milhões em indenizações.
 
Awete Paracanã ocupa uma das cindo aldeias da região. Após uma longa espera para regularizar o território, ele espera que a desocupação aconteça de forma tranquila.
 
"Por aqui, graças a Deus, estamos em paz. Fazendo nossas coisas com calma. Esperando que a Justiça se cumpra para que a terra esteja livre para que possamos trabalhar com nossos projetos.”
 
A terra indígena Apyterewa fica no município de São Félix do Xingú. De acordo com a Funai, a reserva possui mais de 700 mil hectares e 80% do território é ocupado de forma irregular por não indígenas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet