Notícias / Governo Federal

13/10/21 às 08:30 / Atualizada: 13/10/21 às 08:41

Pátio Intermodal de Guaraí-TO tem edital de concessão lançado pela Valec

Área destinada a terminais fica às margens da Ferrovia Norte-Sul, no estado de Tocantins

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pátio Intermodal de Guaraí-TO tem edital de concessão lançado pela Valec

Foto: Assessoria

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. publicou hoje (08) edital de licitação para concessão de uso de área destinada à construção de terminal localizada no Pátio Intermodal de Guaraí/TO. O pátio, uma concessão da Valec situada nas imediações da Ferrovia Norte-Sul (FNS), linha férrea construída pela estatal, possui dimensão total de 82,3 m² e fica às margens da BR-235.

Compete à Valec construir, operar e explorar sistemas acessórios de armazenagem, transferência, manuseio de produtos e bens a serem transportados nas ferrovias que lhe são outorgadas. A FNS, hoje subconcedida à VLI (tramo norte) e à Rumo (tramo central e extensão sul), possui 14 áreas de pátio, com um total de 1.700 ha disponíveis. Atualmente, grandes empresas nacionais e estrangeiras que utilizam a ferrovia para escoar suas cargas têm terminais instalados em áreas da Valec. É o caso da Cargill, VLI, Petronac, BR Distribuidora, Odfjell Terminals, Raízen, entre outras.

De acordo com o superintendente de Negócios da Valec, Diógenes Alvares, desde 2020, quando foi estruturada a área de negócios da estatal e o programa Terminais Inteligentes, a empresa estabeleceu como ação prioritária a modelagem de concessão desses ativos de infraestrutura.

Desde então, promoveu a inauguração do terminal da Petronac em Porto Nacional/TO, a concessão de dois terminais em Porto Franco/MA e, hoje, trabalha na estruturação de outros projetos em pátios, como é o caso de Santa Helena/GO.  “A diretriz do Ministério da Infraestrutura para a empresa é clara: aumentar a participação do modo ferroviário na matriz de transportes nacional.

Nesse sentido, nossa expectativa é que o terminal de Guaraí incremente em torno de 15% o que é atualmente movimentado na FNS tramo norte. Isso mostra a relevância desse projeto para o setor ferroviário”, declarou Alvares.
 
Todas os documentos editalícios, bem como o estudo de viabilidade do Pátio Intermodal de Guaraí estão disponíveis aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet