Notícias / Agricultura

08/10/21 às 07:35 / Atualizada: 08/10/21 às 07:43

Parceria viabiliza plantação de banana em unidade de referência tecnológica em Comodoro

A finalidade da Unidade é viabilizar a produção com aplicação de técnicas corretas de cultivo e seleção dos melhores materiais produtivos

Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Parceria viabiliza plantação de banana em unidade de referência tecnológica em Comodoro

O experimento foi montado no horto municipal de Comodoro

Foto: Empaer

Em uma área de 1.500 metros quadrados, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) junto com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Comodoro (a 644 km de Cuiabá), plantaram 240 mudas de banana nanica da variedade Grande Naine. A parceria foi consolidada com o uso de um espaço do Horto Municipal transformado em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT).

Foram seguidas todas as etapas do processo como preparo da área, aquisição de mudas, material de irrigação e o plantio ocorrido na semana passada. As mudas são isentas de patógenos com características genéticas que potencializam a produtividade. O  plantio foi realizado pela equipe do escritório da Empaer de Comodoro, servidores da secretaria e reeducando.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Comodoro, Igor Teodoro de Souza destaca novas parcerias com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) e com a Empaer. Ele antecipou que entre elas já está sendo discutido a ampliação da área da URT do horto municipal para a cultura do café.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria e pretendemos amplia-la transformando a área é um espaço de referência e conhecimento para o pequeno produtor. Ali, ele vai saber como tratar doenças, pragas, manejo de solo, tipo de irrigação, entre outros. Estamos apenas começando”.

O técnico agropecuário da Empaer de Comodoro, Wesley da Cunha Alves, explica que a URT tem o objetivo de demonstrar as tecnologias existentes junto à cultura da banana e as técnicas adequadas do seu manejo.

“Essa unidade servirá para visitação dos agricultores familiares da região que irão conhecer o sistema produtivo da banana e despertar o interesse pelo cultivo e o potencial da cultura para o município e região”.



Foto: Empaer

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet