Notícias / Ação Social

07/10/21 às 11:10

MPT e Procon de Mato Grosso lançam projeto para divulgação do Código de Defesa do Consumidor Acessível a Pessoas com Deficiência

Assessoria MPT

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
O Ministério Púbico do Trabalho (MPT) e o Procon Estadual firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para ampla divulgação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) Acessível para Pessoas com Deficiência (PcD) em Mato Grosso. O projeto terá início em evento que ocorrerá nesta sexta (8), às 9h, durante a programação da I Semana Inclusiva da Pessoa com Deficiência do Ganha Tempo do CPA I.
 
A procuradora do MPT e coordenadora regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Helena Duarte Romera, explica que o projeto é resultado da conjugação de esforços para execução de ações integradas de defesa do consumidor voltadas às pessoas com deficiência. “O projeto tem como base o reconhecimento de que a acessibilidade é uma das principais formas de garantir a igualdade material e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, diminuindo as barreiras de comunicação”.
 
O acordo prevê a distribuição de adesivos com o QR Code a estabelecimentos comerciais e congêneres do Estado. O dispositivo direciona para o Código de Defesa do Consumidor, acessível em libras, em áudio e em livro digital, que encontra-se hospedado no site do PCD Legal, do Ministério Público do Trabalho. O Procon também disponibilizará o link de acesso ao CDC em seu site.
 
A coordenadora de Educação para Consumo e Relacionamento com os municípios do Procon-MT, Valquíria Souza, ressalta que o direito à informação clara e adequada é o princípio básico da relação de consumo. “O mais importante do QR Code é que a pessoa com deficiência tem acesso direto ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, mostra que o CDC já está na era online, no século 21. Destaco esses dois pontos como primordiais: o acesso da pessoa com deficiência e a modernização do CDC”, afirma.
 
O projeto também marca o aniversário de 30 anos do Código de Defesa do Consumidor, celebrado em 11 de março deste ano, e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, transcorrido no dia 21 de setembro.
 
PCD Legal
 
A biblioteca virtual “PCD Legal” foi desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e contempla tecnologias para exibição de conteúdos utilizando textos, áudios ou vídeos, inclusive em versões na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Alguns exemplos dos recursos acessíveis são: ampliação e redução de fonte, conteúdo em áudio gravado por locutores, inversão de contraste de fundo de tela, conteúdo do vídeo em libras (com intérpretes especializados), preparação descritiva para leitores de HTML e sintetizadores de voz.
 
Além da Lei nº 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor), estão disponíveis no acervo do portal leis, decretos e outros documentos importantes e necessários para a reivindicação de direitos, empoderamento e inclusão da pessoa com deficiência ou reabilitada, tais como: Lei nº 8213/91 (Lei de Cotas), Lei nº 13.146/15 (Lei Brasileira de Inclusão); a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (atualizada até EC 99 de dezembro de 2017); Lei nº 12.319/10 (que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras); e Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha).
 
O PCD Legal foi iniciado pelo MPT com o objetivo de tornar-se exemplo para eliminação de barreiras na comunicação e para promoção da socialização do conhecimento. O projeto obteve “Menção Honrosa” do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2013, quando contava apenas com uma publicação, e foi segundo colocado na categoria governamentais da 2ª edição do Prêmio Todos@Web, o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, promovido pelo W3C Brasil e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.
 
Não há restrição de copyright e o download é gratuito, ou seja, os conteúdos podem ser livremente difundidos e usados.
 
Para saber mais, acesse: www.pcdlegal.com.br/

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Causa e efeito

         Reclamamos dos sofrimentos que nos alcançam de vez em quando e que nos tira a alegria. Muitas vezes são doenças graves com internações hospitalares. Nos questionamos...

 
 
 
 
Sitevip Internet