Notícias / Indígena

06/10/21 às 18:20 / Atualizada: 06/10/21 às 18:24

Funai apoia a construção de 40 casas em comunidade indígena do Mato Grosso

Redação

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Funai apoia a construção de 40 casas em comunidade indígena do Mato Grosso

Foto: Divulgação/Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem apoiado o projeto de construção de 40 casas residenciais na nova aldeia Halataikwa, localizada na Terra Indígena Enawenê-Nawê, região noroeste do estado de Mato Grosso. A iniciativa ocorre por meio da Coordenação de Infraestrutura Comunitária (Coic) da fundação e contempla ainda a construção de uma casa de ritual, além da abertura e limpeza de terrenos e de um ramal de acesso à aldeia com cerca de 4 quilômetros.



No total, a Funai investirá mais de R$ 300 mil na ação, que beneficiará 198 famílias indígenas. Além do suporte de servidores da Coic e da Coordenação Noroeste do Mato Grosso, a fundação apoia as atividades fornecendo ferramentas, máquinas e equipamentos de jardinagem, combustível, materiais de manobra, patrulhamento, de proteção e segurança, bem como alimentos aos trabalhadores indígenas envolvidos nos mutirões. Para a construção das casas, os Enawenê-Nawê utilizam palha de açaí, palha de buriti, cipó e madeira.



Os trabalhos contam ainda com a parceria do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Prevfogo/Ibama), como colaborador nas atividades de queima para abertura das novas áreas de uso e ocupação, e da Prefeitura de Juína (MT), que presta apoio na limpeza da aldeia e do ramal de acesso.

No início deste ano, a etnia Enawenê-Nawê decidiu pela mudança completa de localização da aldeia Halataikwa, das margens do Rio Iquê, no município de Comodoro (MT), para uma área no município de Juína, nas proximidades do rio Canoas. O novo local garante a renovação do solo para as roças tradicionais, além de melhor comportar os cerca de 900 indígenas residentes na aldeia e proporcionar o pleno exercício de seus usos, costumes e tradições.

A casa de ritual ou Casa das Flautas foi a primeira a ser transferida, e contou com participação de toda a comunidades em sua construção. O espaço fica localizado na região central do pátio da aldeia e constitui o eixo fundamental, sendo a edificação que orientará a disposição das casas residenciais. A previsão é de que a completa mudança da aldeia ocorra até o mês de fevereiro de 2022.



Os Enawenê-Nawê ocupam também a aldeia Koliñakwa, aberta no ano de 2020, com uma população de pouco mais de 100 pessoas e localizada no município de Sapezal (MT). As aldeias são compostas pela área residencial, de formato oblongo, com os fundos para caminhos que dão acesso às roças familiares, ritualísticas e cursos d’água. Um grande pátio circular localiza-se no centro (Wetekokwa = lugar do lado de fora) que define o espaço adequado às reuniões e aos passeios, e opera como o palco das cerimônias rituais.

Toda a estrutura das casas é de madeira, que é retirada e utilizada in natura sem, praticamente, nenhum acabamento. Para a fixação das peças umas às outras é utilizado o cipó e toda a vedação (frontal, posterior e lateral) é em palha de buriti, tendo o acabamento na cumeeira com palha de açaí. Esses materiais conferem à construção isolamento térmico e iluminação. O formato das casas é retangular, o que permite um alongamento na sua dimensão, caso necessário.

Assessoria de Comunicação/Funai

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet