Notícias / Agricultura

06/10/21 às 07:41

Apreenção na Lavoura - Soja: atrasos na entrega de insumos preocupa agricultores de MT

Produtores não conseguem iniciar trabalho de semeadura e temem prejuízos

Atrasos na entrega de adubos preocupam agricultores de Mato Grosso. A falta de insumos pode comprometer o desempenho da safra de soja 21/22. Exemplo disso é o caso do produtor João Paulo Kovalhuk, que aguarda melhores índices pluviométricos para começar o cultivo dos 1600 hectares de soja na propriedade em Canarana.

Nesta safra, ele aumentou o investimento em adubação na expectativa de colher quatro sacas a mais por hectare, mas a morosidade na entrega dos fertilizantes ameaça seus planos. “O que eu tenho na fazenda dá para eu plantar de três a quatro dias, então a gente está bem preocupado com essa situação, sem saber o que fazer, se a gente vai plantar sem adubo, se a gente vai esperar esse adubo chegar porque está muito atrasado e se ele vai chegar ainda, porque sabemos que o custo de produção hoje é alto, e nós dependemos desse adubo para plantar e ter uma boa produtividade”, diz.

Atrasos em Nova Mutum e Primavera do Leste

Em Nova Mutum, o plantio já começou em várias fazendas. Mas também tem muito agricultor apreensivo na região, à espera do insumo para começar o cultivo. “Em torno de 10% a 15% dos produtores ainda não receberam todo o seu adubo, tem de 30% a 60% do fósforo para chegar, se for olhar para uma antecipação da chuva, onde muitos já começaram a plantar, já é um fator preocupante e essa preocupação pode se estender para o milho”, afirma o presidente do Sindicato Rural Nova Mutum, Paulo André Zen.
 
Na região de Primavera do Leste, que nesta safra deve cultivar mais de um milhão e quatrocentos mil hectares de soja, o atraso nas entregas dos fertilizantes pode prejudicar o rendimento das lavouras e comprometer as áreas mais novas de semeadura.

Posicionamento Aprosoja

A Aprosoja reforça a preocupação e cobra responsabilidade das empresas revendedoras de insumos. “A Aprosoja está de olho. Estamos com nosso Canal do Produtor pronto para receber os chamados dos produtores. Pedimos sempre que quando o produtor for questionar a empresa, peça para que eles formalizem a justificativa do atraso e enviem para o Canal do Produtor da Aprosoja e caso haja alguma oferta de ruptura de contrato ou até mesmo de prorrogação de entrega ou também de correção de valor, também formalizem e envie para a Aprosoja para que possamos combater qualquer prática ilícita ou injusta contra o nosso produtor”, destaca o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

Os contatos do Canal do Produtor da Aprosoja-MT são o e-mail atendimento@aprosoja.com.br e o telefone (65) 3027-8100.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet