Notícias / Acidentes

29/09/21 às 18:31

Mato Grosso: mais de 180 mil clientes foram afetados por batidas em postes só em 2021

Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso e Rondonópolis são cidades que mais registram acidentes

Assessoria

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Mato Grosso: mais de 180 mil clientes foram afetados por batidas em postes só em 2021

Foto: Assessoria

Dados da Energisa Mato Grosso mostram que mais de 180 mil clientes foram prejudicados neste ano por batidas em postes. Ao todo, são 564 casos até o momento e as maiores incidências ocorrem às segundas e sextas-feiras. Cuiabá, Várzea grande, Sinop, Sorriso e Rondonópolis são as cidades com os índices mais altos. Nesta semana o motorista de um veículo Gol perdeu o controle da direção e bateu contra um poste de energia, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (27). Apesar do dano material, ninguém se feriu gravemente. Com o impacto da batida, o poste foi removido da base.
 
O gerente de Operações da Energisa Mato Grosso alerta que além dos perigos relacionados à batida, existem outras consequências nesses acidentes, como o choque elétrico, que pode acontecer com o motorista, os passageiros e os pedestres que estiverem próximos. Segundo Thiago Martins, as redes de distribuição da Energisa possuem uma tecnologia de proteção que desativa o fornecimento de energia quando há interferência nos cabos ou postes, mas, mesmo assim, ainda há riscos quando ocorre uma colisão. 
 
Outro impacto causado pelo abalroamento de postes é a queda de energia de moradores próximos da região da ocorrência. “Nesses casos, quando a rede elétrica é afetada, nossas equipes se mobilizam para efetuar o reparo. Manobras com a carga são realizadas pelo nosso Centro de Operação, na tentativa de minimizar os impactos. Porém, as casas que ficam próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia por uma questão de segurança para a realização do trabalho”, explica Thiago. Uma troca de postes pode durar de 4 a 8 horas, dependendo da localidade, acesso, quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos.
 
Em caso de acidentes

 
No momento da batida, alguns cuidados devem ser tomados pelo motorista, passageiros, pedestres e moradores da região. “É importante nessa situação que quem estiver dentro do veículo não saia, principalmente, se o poste estiver sobre o carro. A orientação é esperar dentro do veículo e não tocar nas partes metálicas. Assim, a equipe especializada da Energisa pode realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, orienta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, Victor Hugo de Amorim Oliveira.
 
Outra instrução dada por Victor é para que as pessoas mantenham distância do local do acidente e da rede elétrica. “Muitas pessoas tentam filmar ou tirar fotos ficando próximo do local, o que aumenta o risco de que outros acidentes aconteçam’, ressalta Victor.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet