Notícias / Educação

29/09/21 às 14:04 / Atualizada: 29/09/21 às 14:19

Unemat oferece curso gratuito de Formação de Leitores Iniciantes

Erik Valeriano da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Unemat oferece curso gratuito de Formação de Leitores Iniciantes

Professor Everton Neves

Foto: Assessoria

O Curso “Formação de Leitores Iniciantes:  Leitura Guiada dos Livros da Série Pindorama” tem o intuito de incentivar o hábito da leitura entre jovens e abordar as múltiplas possibilidades de se pensar a literatura infantojuvenil, valorizando os personagens da nossa cultura e os autores brasileiros. No decorrer do curso serão realizadas leituras coletivas, debates e palestras.
 
Para a coordenadora do curso Dra. Fabiana Souza de Andrade “o projeto é uma oportunidade para a Universidade desenvolver extensão com impacto na sociedade, estamos incentivando a leitura e mostrando que é possível abordar a literatura de forma divertida e acessível, sem perder o seu potencial crítico e reflexivo”.

Para essa primeira edição serão lidos os três volumes já disponíveis da série Pindorama, do autor Guilherme Viana e publicado pela editora Skull. Sendo eles “O tratado dos pés descalços”, “O segredo do Rio Amazonas” e “O reliquista das clareiras”.
 
A série Pindorama é uma fantasia nacional, com previsão de cinco volumes. Temos no enredo principal a história de André, um menino de doze anos de idade, que sempre foi tratado com desprezo, ou excesso de cuidado, e tudo isso porque nasceu sem uma das pernas. Seu pai sempre se esforça para provar que ele pode ser tão feliz quanto qualquer jovem de sua idade e quando misteriosos fenômenos começam a acontecer, André descobrirá que sua história está ligada a personagens do folclore brasileiro.
 
Fazem parte da equipe organizadora do curso: representando a Unemat temos a bibliotecária Dra. Fabiana Souza de Andrade, o supervisor de biblioteca João Cleito Oliveira de Souza e o professor mestre Everton Neves dos Santos; da Seduc, temos de Alto Araguaia o diretor da E.E. Arlinda Pessoa Morbeck Me. João José Alencar e a professora de Língua Portuguesa Leisa Mara Baronas; da rede municipal de educação básica de Alto Araguaia temos a pedagoga e  professora de letras Tatiana Carvalho Silva; e na equipe de tutoria e marketing digital as jornalistas e estudantes de licenciatura pela Unemat, Chaiani Rosso e Wanderléia Pereira da Silva.
 
O professor mestre e coordenador do curso de direito da Unemat/Rondonópolis, Everton Neves é um grande entusiasta da leitura, como ferramenta de inclusão.
 
O educador conta que o mundo das letras é responsável pelo desenvolvimento intelectual desde muito cedo. “Eu venho de uma família muito humilde, mas fui estimulado a estudar e ler muito. Foi através da leitura de uma infinidade de exemplares, que adquiri o gosto pelo conhecimento, pela busca de novas informações e assim não parei mais. Continuo um leitor assíduo e estou sempre estimulando meus filhos, mostrando sempre que por de trás de capa de uma revistinha em quadrinhos ou livro tem um mundo novo e pronto para ser explorado”.
 
As reuniões do clube acontecem todas às quintas-feiras, das 15h40 às19h40, via link do Google Meet. As inscrições com direito a certificado de 60 horas para quem tiver 75% de presença estão encerradas. Mas, caso deseje assistir as próximas palestras pode enviar e-mail para nuepe.egm@unemat.br, nesses casos poderá solicitar uma declaração de duas horas como participante a cada encontro que estiver presente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet