Notícias / Meio Ambiente

29/09/21 às 08:54

Mineração Rio do Norte faz parceria com comunidade para explorar Copaíba

A coleta do óleo é feita de forma sustentável no oeste do Pará por meio do Projeto Manejo de Copaíba

Luciana Bueno, Brasil 61

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mineração Rio do Norte faz parceria com comunidade para explorar Copaíba

Iniciada em 2010, este ano a iniciativa começou a campanha em agosto e segue até dezembro.

Foto: Анатолий Стафичук/Pixabay

A Mineração Rio do Norte (MRN) vem coletando o óleo de copaíba de forma sustentável no oeste do Pará por meio de parceria com o Projeto Manejo de Copaíba e comunidades desta região. O óleo de copaíba é muito utilizado na medicina como cicatrizante e na indústria de cosméticos para a produção de xampus e cremes hidratantes. 

Iniciada em 2010, este ano a iniciativa começou a campanha em agosto e segue até dezembro, envolvendo comunitários do Território Quilombola de Alto Trombetas 2, município de Oriximiná (PA). O projeto faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN em cumprimento a condicionantes do Ibama e executada, atualmente, pela consultoria Florestas Engenharia.

O objetivo é realizar o inventário e monitoramento das copaibeiras e viabilizar treinamentos para os comunitários, além de incrementar a produtividade e renda da comunidade para realizar a extração sustentável do óleo de copaíba para garantir a conservação desta espécie.

Os 25 participantes, entre comunitários e consultores técnicos, acompanham atividades de monitoramento, inventário florestal da espécie Copaibeira (Copaifera sp.) e coleta de óleo no platô Monte Branco; e fazem treinamentos em temas como comercialização, vendas, gestão administrativa e educação ambiental nas comunidades. “O projeto envolve quatro campanhas com 25 dias cada uma. Este ano foram incluídas na programação as capacitações em Sistemas Agroflorestais (SAFs) e manejo florestal comunitário”, comenta Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet