Notícias / Indígena

25/09/21 às 12:28

Funai entrega materiais para construção de casas em comunidade indígena do Xingu

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Funai entrega materiais para construção de casas em comunidade indígena do Xingu

Foto: Assessoria Funai

A Coordenação Regional (CR) Xingu, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município de Canarana (MT), realizou, no último dia 19, a entrega de materiais para construção de casas na Aldeia Paroreda, comunidade Yudja. A ação beneficiou famílias que perderam suas moradias em um incêndio no início do mês de setembro.

Além de itens como lonas, cavadeiras, serrote e martelo, foram entregues 24 cestas básicas para contribuir com a segurança alimentar das famílias. A iniciativa contou também com o apoio da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais da Funai e da Coordenação Regional de Cuiabá, unidade da fundação na capital mato-grossense.

De acordo com o coordenador da CR Xingu, Gleiky Magalhães, o trabalho em parceria foi fundamental para garantir o apoio à comunidade. “Todos os esforços envidados foram de grande valia. Como são casas tradicionais, o benefício viabilizou a possibilidade de atendimento às famílias para que tenham condições mínimas de abrigo. Uma ação conjunta bem elaborada como essa nos proporciona o senso de dever cumprido”, destacou o coordenador.

Ainda segundo Magalhães, a Funai está desenvolvendo planos de trabalho para ampliar o apoio à construção de casas em outras aldeias, contemplando diferentes etnias e regiões. “Faz parte do trabalho da fundação promover os direitos sociais dos indígenas e dar suporte em situações catastróficas, e a Funai tem atuando em diversas frentes para levar dignidade às comunidades indígenas”, frisou.

A CR Xingu atua junto a 16 etnias: Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamayura, Kawaiwete, Kisêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahfukua, Naruvôtu, Tapayuna, Trumai, Wauja, Yawalapiti e Yudja. Criada em 1989, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de populações indígenas na região do Xingu.

A área de atuação da unidade abrange as Terras Indígenas do Parque do Xingu, Wawi, Batovi e Pequizal do Naruvôtu, em uma área 2,6 mil hectares distribuída entre os municípios mato-grossenses de Marcelândia, São José do Xingu, São Félix do Araguaia, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Querência e Canarana, onde vivem aproximadamente 8 mil indígenas, em mais de 100 aldeias.


Fonte: Assessoria de Comunicação/Funai
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet