Notícias / Cultura

23/09/21 às 19:43

A história se repete: economizar água e energia

Rosita Capelo Fonteles

Imprimir Enviar para um amigo
Já começou a campanha para o povo economizar água e energia. Em paralelo devemos começar outra igualmente necessária "Acabar com o desperdício de energia das iluminadas decorações de natal no final de todo ano". O consumo de energia no fim do ano aumenta em torno de 10% e não faz sentido economizar agora para desperdiçar nas decorações natalinas depois, carregando de luzes praças, avenidas, centros comercias, etc. É justo o pobre economizar para o rico desperdiçar? É essa "consciência ecológica" que querem que o povo tenha? Porque manter uma tradição que desperdiça energia nesse contexto de escassez hídica que nos encontramos?
 
Só lembrando: "As decorações de natal normalmente são carregadas de luzes para manter uma tradição que surgiu com Thomas Alva Edison quando inventou a lâmpada incandescente, em 1879, e a divulgou durante o Natal de 1880." Cobrir uma árvore com lâmpadas foi só uma jogada de marketing que deu muito certo e se mantem até hoje, virou tradição nas festas de final de ano. Mas não tem nada a ver com o Natal. 
 
Em Dezembro o cristão comemora o nascimento de Jesus Cristo, que morreu para salvar o seu povo. Muita gente nessa época do ano já sai de suas casas para ajudar o próximo, em um gesto de solidariedade, levando alimento ou uma palavra amiga a um irmão, mas muitos também ainda continuam presos a velhas tradições que deixam o coração vazio e o estômago extremamente cheio. A luz que mais precisamos agora é a divina e para recebê-la precisamos é de orações e boas ações. 
 
A mudança é necessária à nossa sobrevivência, mudamos a nossa imagem, a forma de nos comunicarmos, divertirmos, relacionarmos, alimentarmos, o corte do cabelo, o estilo de vida, enfim. Porque não podemos mudar as decorações natalinas? Essa tradição hoje não faz mais sentido, precisamos acabar com o desperdício de energia no final do ano. A história se repete, mas pode ser diferente. Dizem que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", pois vamos tentar acabar com a tradição do desperdício de energia.    
 
Colabore, economize água e energia, mas lute também para acabar com o desperdício de energia no final de todo ano das decorações natalinas. Espero que em 2021 tenhamos um natal de paz, com saúde, mais justo, com menos desperdício de energia e verdadeiramente mais feliz!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet