Notícias / Meio Ambiente

22/09/21 às 12:17

Mercado de gestão de créditos de carbono é a aposta da Ecofix Securities S.A.

Agronegócio passa a contar com um novo sistema de gestão de commodities ambientais que comercializa e monitora créditos por Pagamentos de Serviços Ambientais

Ricardo Maia, Página 1

AguaBoaNews / São Paulo

Imprimir Enviar para um amigo
Mercado de gestão de créditos de carbono é a aposta da Ecofix Securities S.A.

Foto: Divulgação: Ecofix

Quem paga a conta dos custos adicionais da adoção de boas práticas de produção agropecuária e agroindustrial? Com o objetivo de responder a esta pergunta, a Ecofix Securities S.A, sediada em Piracicaba (SP), tem desenvolvido algoritmos de precificação e mecanismos financeiros inovadores para as cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. 

A Ecofix foi criada pelo economista Breno Figueiredo e os agrônomos Marco Antônio Fujihara e Rangel Romão, que desenvolveram uma metodologia de remuneração dos esforços aplicados pelo produtor rural e a agroindústria na produção de forma ambientalmente sustentável, socialmente justa e sob critérios de compliance ao longo da cadeia produtiva - qualificando-os para a classificação de Environment, Social and Governance (ESG). 

A empresa reúne uma combinação única de Fintech com características de Agtech para entregar soluções que contribuem para as questões do clima: uma Climatech (empresa de tecnologia focadas em desenvolver soluções inovadoras que beneficiam o clima global). Totalmente dedicada aos diferentes elos do agronegócio, da floresta ao campo, da agroindústria ao crédito e trading, a empresa atende agricultores que buscam monetizar suas ações de sustentabilidade por meio da comercialização de créditos obtidos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), medida amparada na Lei nº 14.119/21 sancionada em 13 de janeiro de 2021.

A Ecofix tem entregue “cases" de sucesso, com reconhecimento internacional - em associações com grandes grupos empresariais do agribusiness. A empresa nasceu de um teste de campo, com cinco dezenas de produtores de soja do Matopiba, região de fronteira agrícola que reúne os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. E já está preparando novos projetos para clientes em outras importantes culturas do agro brasileiro, abrangendo a geração de créditos decorrentes de PSA em sequestro de carbono no solo, manutenção de biodiversidade, oferta hídrica e outros, que o mercado internacional começa a buscar cada vez mais.

No centro de uma grande cadeia de AgTechs parceiras fazendo a ponte com o mercado financeiro e de capitais, a Ecofix cuida de todas as demandas necessárias para a originação dos créditos, registro por métricas internacionais, comercialização e monitoramento em portfólios de créditos de carbono e outros PSAs organizados pela empresa para diferentes investidores - trabalhando como “service provider” de instituições reguladas do mercado. Das etapas de coleta de dados de solo, com uso adequado de adubos e defensivos, níveis de nutrientes e utilização dos recursos hídricos, são realizados cálculos que medem a quantidade de carbono que o agricultor consegue reter com as boas práticas, preparando-se então o seu registro para a comercialização e a gestão da qualidade dos créditos e ações de mitigação das carteiras investidas - rentabilizando a produção comercial do agro brasileiro, com uma nova camada de geração de valor em commodities ambientais.

A Ecofix desenvolveu soluções de inteligência artificial, que integradas a outros recursos digitais de um grande número de AgTechs brasileiras e do exterior, fornecem grande rigor técnico-científico e informação permanente, na palma da mão e integrada aos sistemas empresariais do agronegócio. Um verdadeiro “home broker” de acompanhamento dos créditos e aferição de resultados com as commodities verdes das cadeias do agronegócio brasileiro.

O sistema codifica esses dados e precifica a fixação do CO2 (dióxido de carbono) no solo, entre outros tipos de Serviços Ambientais. Esse carbono fixado gera créditos, "cujos valores de mercado podem variar conforme as Boas Práticas Agrícolas aplicadas para gerar produtividade sem desmatamento", segundo Fujihara, que também é membro do Conselho do CDP e outras organizações ligadas ao mercado de carbono e sustentabilidade. Por meio da Ecofix, esses créditos pelos serviços ambientais de sequestro de carbono podem ser comercializados na hora da venda da produção, revertidos em dinheiro ou garantias e, ainda, serem negociados no mercado financeiro internacional, em mercados que não param de se expandir.

“Nosso principal objetivo foi construir uma metodologia alternativa, de reconhecimento internacional e adaptada ao clima tropical para o pagamento por boas práticas agrícolas e climáticas”, explica o economista-chefe Breno Figueiredo - responsável pelos modelos de economia agrícola e estruturação das operações junto aos mercados financeiro e de capitais. Figueiredo completa que já ouviu muitos produtores questionarem o fato de nunca receberem algum tipo de compensação quando aplicam suas boas práticas agrícolas. Mas agora, o esforço do agropecuarista em produzir mais por hectare evitando avançar sobre a mata nativa, encontra nas soluções estruturadas pela Ecofix algo que vai além da simples proibição de desmatar.

Figueiredo afirma que é possível ganhar mais e produzir melhor, preservando a floresta para agregar valor à propriedade como um todo. “O equilíbrio climático é responsabilidade de todos, e quem adota boas práticas merece ser recompensado”, observa.

A ideia, acrescenta o economista, é que esse estímulo financeiro favoreça ainda mais a disseminação das boas práticas de gestão responsável de cada hectare da infraestrutura natural do planeta, produzindo alimentos e energia em escala global, para um mundo que tem pressa. O resultado, completa, é medido em aumento da produtividade, rentabilidade e áreas que potencialmente seriam desmatadas, mas que passam a compor os retornos das propriedades, que ganham créditos de PSA, commodities ambientais cada vez mais rentáveis.

"Além disso, o produtor poderá se diferenciar ao certificar que o seu sistema produtivo foi conduzido com baixa emissão de CO2, utilizando boas práticas sustentáveis que preservam o solo, água e a natureza - tornando o seu negócio elegível à classificação de ESG (Environmental, Social and Governance). 
Segundo Figueiredo, é importante ressaltar que estas certificações dificilmente poderão ser seguidas por muitos países competidores. “Não temos grau de investimento, mas nosso diferencial competitivo como fornecedora de “commodities" agrícola associadas com “commodities ambientais” não é replicável em nenhum outro País do mundo”, resume Figueiredo, que busca agora investidores para expandir e dar escala a carteira de créditos de PSA que a Ecofix tem identificado.

A Sumitomo Chemical, empresa japonesa de químicos, foi a primeira corporação global a apostar nos métodos, métricas e instrumentos que a Ecofix tem construído. Em um dos projetos, a empresa desenvolve em conjunto um programa de originação, estruturação e futura venda de créditos de carbono, atributos de biodiversidade e água, que é finalista do prêmio AgTech Garage Awards, onde as principais empresas do agronegócio brasileiro elegem as soluções mais inovadoras do setor.

“Até aqui, os resultados demonstram que os produtores com maiores estoques de carbono no solo obtiveram melhores produtividades e ainda evitaram, potencialmente, o desmatamento de mais de 4 mil ha de florestas nativas no Estado do Maranhão, o que é um grande ganho para a oferta de serviços ecossistêmicos da biodiversidade”, comenta o agrônomo Rangel Romão, que dirige as ações de pesquisa e assegura o rigor científico em linha com os “standards" internacionais exigidos. 

O processo

A Ecofix Securities S.A. é um “hub" agregador de soluções tecnológicas fornecidas por várias empresas e universidades que atuam sob a coordenação da empresa na medição dos serviços ambientais ofertados (sequestro de carbono, biodiversidade e oferta de água, por exemplo). Todo o processo segue padrões internacionais selecionados e controlados pela Ecofix, de modo a assegurar que os créditos gerados atendam todas as demandas do mercado internacional. Com as medições de campo realizadas, os modelos econômicos de inteligência artificial da empresa estabelecem os preços com base nos esforços por aumento de produtividade, cálculo de emissões líquidas de toda a infraestrutura das propriedades e agroindústrias, rentabilidade dos processos e contribuições climáticas, entre outras. 

Os créditos gerados são inseridos em um portfólio de créditos, onde medidas de mitigação de riscos estão associadas com a perenização da oferta dos serviços ambientais e outros. A Ecofix desenvolve modelos econômico-financeiros possíveis de comercialização para o produtor e/ou seus clientes e vizinhos, atuando como um assessor especializado. Enquanto os créditos estiverem ativos no portfólio, a Ecofix se encarrega das atividades de monitoramento, relato e verificação, assegurando a qualidade e a consistência do portfólio sob gestão. “O nosso trabalho é gerenciar créditos”, simplifica Marco Antônio Fujihara. 

“O mercado financeiro acordou para isso”, explica economista-chefe da empresa, Breno Figueiredo. Segundo ele, o movimento ESG está crescendo. Porém, poucas organizações sabem aplicar os métodos, métricas e instrumentos que os comercializadores, investidores e financiadores internacionais já exigem. 

Nos próximos meses, a Ecofix já negocia atender clientes nas cadeias produtivas das culturas da soja, cacau, algodão, café e também em pastagens. A intenção, avalia o agrônomo Rangel Romão, é ampliar o serviço para toda a cadeia produtiva do agronegócio, incluindo as agroindústrias - e oferecer ao mercado financeiro e de capitais novos espaços de geração de valor ao capital.

Para a empresa, nunca houve tanta mobilização dos governos e sociedade com o aquecimento global quanto nos últimos meses. A situação foi agravada pelos últimos acontecimentos climáticos e fenômenos extremos como as recentes inundações na Europa e altas temperaturas históricas nos EUA, culminando com a divulgação do Relatório das Nações Unidas alertando que atingimos um ponto de quase não-retorno. Para os criadores da empresa, é preciso agir rápido. “Uma empresa como a Ecofix está pronta para apoiar o produtor e a agroindústria em todas as etapas do processo. Se não houver uma solução para o Planeta, não há mais ganhos a contabilizar”, enaltece Romão.

Sobre a Ecoflix

Com sede em Piracicaba (SP), a Ecofix Securities S.A. reúne uma combinação única de  Fintech com características de Agtech para entregar soluções que contribuem para as questões do clima: uma Climatech (empresa de tecnologia focadas em desenvolver soluções inovadoras que beneficiam o clima global). Totalmente dedicada aos diferentes elos do agronegócio - da floresta ao campo, a agroindústria, crédito e trading. Combinando métodos, métricas e instrumentos da agronomia, zootecnia, economia agrícola e finanças sustentáveis, em soluções digitais únicas apoiadas por recursos de inteligência artificial, a Ecofix integra as cadeias produtivas e o valor do agronegócio com instrumentos do mercado financeiro e de capitais para gerar valor em investimentos responsáveis e, dessa forma, contribuir para o equilíbrio climático da Terra. A empresa é uma organização em rede, no centro de um ecossistema global de especialistas. Para os fundadores, problemas globais como o clima e produção sustentável precisam de soluções globais inteligentes e escaláveis. Ecofix faz parte do hub de inovação agrícola AgTech Garage. Saiba mais em www.ecofix.com.br
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet