Notícias / Meio Ambiente

22/09/21 às 10:18

Filhotes de onça-pintada em tratamento na UFMT Sinop serão levados para zoológico de Brasília

Redação Só Notícias

Imprimir Enviar para um amigo
Filhotes de onça-pintada em tratamento na UFMT Sinop serão levados para zoológico de Brasília

Foto: Divulgação

A professora da Universidade Federal de Mato Grosso e veterinária, no campus em Sinop, Elaine Dione Venega, informou ao Só Notícias, que os dois filhotes de onça-pintada resgatados por agentes da secretaria do Meio Ambiente e acadêmicos do curso de medicina veterinária em uma propriedade rural em Juara (300 quilômetros de Sinop) serão levados para Fundação  Zoológico de Brasília. Ainda não tem uma data prevista.

“Ainda estão conosco e vão ser encaminhados para o zoológico de Brasília, em um programa de conservação das onças-pintadas nas unidades de lá. Os filhotes estão bem, já passaram por exames, foram feitos alguns tratamentos de suporte, eles estão estáveis. São dois machos e já estão começando a se alimentar de forma mais independente. Agora, estamos preparando eles para o encaminhamento”, explicou Venega.

A veterinária acrescentou que “eles serão levados pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade até  Brasília. A princípio, será feito o transporte em uma caminhonete do IBAMA ou SEMA com o auxílio de uma caixa. Um médico veterinário também estará com a equipe e cuidará da saúde dos animais durante todo o percurso de Sinop até Cuiabá, onde irão embarcar em um voo que fará o translado para Brasília”.

A médica informou que ainda não tem precisão de quando devem ser soltos. “Neste momento ainda vão ficar no zoológico. Tomamos uma decisão mais conservadora em relação a esses dois animais para fortalecer a reabilitação aqui na nossa região. As onças só apresentavam desidratação com uma condição corporal aceitável”.


Fotos: divulgação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet