Notícias / Assembleia Legislativa MT

20/09/21 às 20:18

Parcerias com municípios contribuirão para o desenvolvimento do Araguaia com obras da FICO

Dr. Eugênio representou a Assembleia Legislativa durante o lançamento das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO)

Luana Braga

Gabinete do deputado Dr. Eugênio

Imprimir Enviar para um amigo
Parcerias com municípios contribuirão para o desenvolvimento do Araguaia com obras da FICO

Foto: Diogo Palomares / Assessoria de Gabinete

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso na cerimônia nacional, em Mara Rosa (GO), que marcou o início das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), na última sexta-feira (17), o deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) comemorou a vitória histórica para a região Araguaia, estreitando ainda mais as parcerias com os gestores que serão responsáveis em preparar cada município do Vale do Araguaia para o progresso sobre trilhos.

A expectativa é de que a nova linha férrea de 383 quilômetros de extensão, que ligará o município de Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, em Mato Grosso, possibilite a criação de 4,6 mil postos de trabalho, atraindo milhares de moradores para a região com a consolidação deste sonhado corredor logístico integrado à Ferrovia Norte e Sul.

O projeto da FICO foi viabilizado com base no mecanismo de investimento cruzado, que permite que empresas detentoras de outorgas ferroviárias do governo federal possam renovar o contrato fazendo outros investimentos. 

De acordo com o ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, a mineradora Vale vai desembolsar integralmente os recursos para construir a nova ferrovia, em troca da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, operada pela empresa.

“É o começo de um corredor logístico que integrará o Brasil de leste a oeste, se integrando à Ferrovia Norte-Sul e gerando 4,6 mil postos de trabalho. Mais uma ferrovia para a conta. São R$ 30 bi contratados em concessões, nenhum governo fez mais. E que venham mais R$ 80 bilhões com as 14 primeiras autorizações ferroviárias”, prospectou o ministro.

Na oportunidade, os prefeitos do Araguaia, Dr. Mariano Kolankiewicz Filho (MDB), de Água Boa, e Marcio Aguiar (PSB), popularmente conhecido como Baco, de Cocalinho, reiteraram a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo deputado Dr. Eugênio a favor da região.

“O deputado estadual Dr. Eugênio tem feito um excelente trabalho frente às demandas da região Araguaia. Sabemos que com a vinda da ferrovia o desafio vai ser imenso e com o apoio do Governo do Estado e do nosso deputado do Araguaia ampliaremos os investimentos em infraestrutura, habitação e saúde, entre outras áreas direta e indiretamente afetadas com a chegada da FICO”, chancelou Mariano, exemplificando a parceria com o Dr. Eugênio para ampliação do Hospital Regional de Água Boa e criação do Centro de Hemodiálise que atenderá todo Médio Araguaia.

Para o prefeito de Cocalinho, município que já vivencia o progresso com as adiantadas obras para construção da maior ponte de concreto de Mato Grosso (com 484 metros de extensão, ligando a Nova Nazaré), a região Araguaia vivencia um momento histórico com representantes comprometidos, exclusivamente, com os interesses da região.

“Faz toda a diferença termos um deputado estadual como o Dr. Eugênio, com história, ficha limpa e conhecimento de causa para atuar a favor da região Araguaia. Podemos dormir tranquilos quando ele faz um compromisso com a região, pois sabemos que compromisso assumido será sempre cumprido em benefício da coletividade. E deste modo, seguiremos trabalhando para preparar a nossa região para estas e outras obras que já estão transformando a realidade local”, pontuou Baco.

Alinhado com o governo do estado, Dr. Eugênio tem articulado e acompanhado de perto todas as demandas da região e de, de forma única, tem dedicado não somente a atenção como 100% das emendas parlamentares para o Araguaia.

“Nosso Vale do Araguaia vive hoje um momento histórico. Diferentemente de outras épocas em que chegamos até a sermos conhecidos como Vale dos Esquecidos, hoje somos vistos e valorizados com cerca de 30% das obras do governo do estado na nossa região. Nada mais do que justo, uma vez que somos uma das regiões que mais produz, mesmo em condições adversas. Imaginem quando as obras de infraestrutura estiverem concluídas e pudermos, de fato, produzir em condições de igualdade. Ninguém segura mais o Vale da Prosperidade”, exclamou Dr. Eugênio, o deputado do Araguaia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet